Ícone do site ContilNet Notícias

Mesmo da base de Lula, Petecão faz denúncias de irregularidades no Banco da Amazônia

Por Tião Maia, ContilNet

Membro da base de apoio ao governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC), integrante da ala governista do partido dirigido pelo político paulista Gilberto Kassab, usou a tribuna do Senado, na quarta-feira (30), para fazer denúncias contra a presidência do Banco da Amazônia (Basa), a maior instituição de crédito do desenvolvimento regional. De acordo com o senador, cuja condição de governista o permitiu indicar a maioria dos cargos de órgãos federais no Acre, as denúncias se baseiam em informações de servidores da instituição, segundo ele.

Senador Sérgio Petecão – Foto: Roque de Sá / Agência Senado

“Diante de tantos apelos de servidores e produtores da minha região, o Acre, não posso ficar em silêncio. Denúncias graves chegam até nós sobre o banco de fomento da nossa região, que sempre esteve ao lado do pequeno e médio produtor”, disse o senador. “Recebemos informações alarmantes sobre o financiamento de R$ 54 milhões ao Banco Master, dinheiro que deveria estar sendo investido em nossa região. Além disso, houve a contratação de uma consultoria de R$ 183 milhões, totalmente fora da realidade e sem licitação. Sem contar o possível desvio de recursos e a preocupação com mudanças no plano de saúde dos servidores, algo que pode afetar diretamente a estabilidade de quem construiu uma história dentro do Banco da Amazônia”, acrescentou.

Sérgio Petecão disse ainda esperar que os órgãos de controle, como a CGU (Controladoria-Geral da União) e o próprio TCU (Tribunal de Contas da União), além do Banco Central, tomem providências em relação às denúncias que ele vem fazendo. “Estou chamando a atenção das autoridades competentes para que investiguem o que está acontecendo. Vou levantar toda a documentação e, se necessário, convocar o presidente do banco para prestar esclarecimentos. A situação é grave e exige ação”, afirmou.

Sair da versão mobile