Ícone do site ContilNet Notícias

Neblina densa em Rio Branco marca transição entre estações no Acre, diz Davi Friale

Por Anieli Amorim, ContilNet

Uma espessa neblina cobriu diversos bairros de Rio Branco nas primeiras horas desta sexta-feira (2), chamando a atenção de moradores e motoristas. O fenômeno, bastante visível nas avenidas e áreas abertas da capital, é resultado direto das condições atmosféricas típicas do outono amazônico.

Neblina encobriu ruas de Rio Branco no início da manhã desta sexta-feira; fenômeno é típico da transição entre o verão e o inverno amazônico/Foto: Reprodução

De acordo com o meteorologista Davi Friale, do site “O Tempo Aqui”, o Acre ainda está no outono, fase de transição entre o verão (a estação chuvosa) e o inverno (período mais seco), que começa oficialmente em junho.

Friale explica que a neblina, na verdade, é uma nuvem que se forma na superfície, provocada quando o ar atinge 100% de umidade. “Isso acontece quando a temperatura cai o suficiente para provocar a saturação do ar com umidade. A formação da neblina, portanto, indica que o ar está totalmente saturado de vapor d’água”, detalhou.

O fenômeno é mais comum nesta época do ano, entre maio e julho, quando as madrugadas começam a registrar temperaturas mais amenas, especialmente em regiões próximas a rios e áreas com vegetação.

Sair da versão mobile