Perfil do papa Leão XIV no X viraliza; veja o que ele postava na rede
Por Metrópoles
Antes de ser escolhido papa, nesta quinta-feira (8/5), Robert Prevost era quase invisível nas redes sociais. Mas bastou o anúncio de que o religioso norte-americano seria o novo papa, com o nome de Leão XIV, que um perfil no X (antigo Twitter) atribuído ao novo pontíficie passasse a ser vasculhado por fiéis, jornalistas e curiosos. Em poucas horas, a conta que tinha mil seguidores, já soma mais de 125 mil seguidores.
O conteúdo chama atenção pela sobriedade e pelas causas que Leão XIV optou por amplificar. Quase tudo é repost: mensagens do Papa Francisco, notícias sobre festas religiosas, homenagens a santos agostinianos e temas sociais ligados à fé.
“Enquanto Trump e Bukele usam o Oval para 🤣a deportação ilícita de um residente americano pelo governo federal ( https://bit.ly/3ROMjnP ) , o ex-salvador sem documentos , agora DC Aux +Evelio, pergunta: “Você não vê o sofrimento? Sua consciência não está perturbada? Como você consegue ficar quieto?” https://bit.ly/4j700KN”, diz a publicação compartilhada pelo perfil de Robert Prevost.
Kilmar Abrego Garcia é um imigrante salvadorenho que viveu nos Estados Unidos por 14 anos, onde construiu família e cuidava de três filhos com deficiência. Abrego foi deportado pela administração Trump sob a acusação de ser membro da gangue MS-13 — alegação que ele nega e pela qual nunca foi formalmente acusado.
Mesmo após a Suprema Corte dos EUA ordenar seu retorno, o processo foi travado por entraves diplomáticos entre a Casa Branca e o governo de El Salvador.
O que o Papa Leão IVX compartilhava no X
Com postagens que abordam desde a espiritualidade diária até o cuidado com o planeta, o agora papa deixava claras suas prioridades. Mesmo sem usar a própria voz com frequência, Robert Prevost construiu no X uma espécie de curadoria daquilo que considera essencial: a fé, os pobres, a justiça e o meio ambiente.
A conta, identificada como @drprevost, permanece ativa, mas ainda não houve movimentações após a eleição ao papado. A expectativa agora é saber se Leão XIV manterá alguma presença digital como pontífice — ou se seguirá discreto, mas atento.