Programa Opera Acre realiza mutirão de cirurgias e elimina fila de espera no Alto Acre

Pacientes de diversas regiões têm acesso a cirurgias ortopédicas em Brasileia, sem precisar viajar para Rio Branco

Em um esforço contínuo para oferecer saúde de qualidade à população, o governo do Acre realiza um mutirão de cirurgias ortopédicas no município de Brasileia. O programa Opera Acre, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), está proporcionando a realização de 32 procedimentos, focados principalmente em cirurgias de joelho, entre os dias 1º e 3 de maio.

A iniciativa é um marco na regionalização da saúde, promovendo o atendimento médico especializado diretamente nas regiões do interior do estado. O Opera Acre já é reconhecido como uma das principais políticas públicas de saúde do Acre, e neste feriado prolongado, continua a garantir acesso à saúde mesmo em feriados.

O Opera Acre já é reconhecido como uma das principais políticas públicas de saúde do Acre / Foto: Secom

“Este mutirão é um reflexo do compromisso do governador Gladson Cameli de levar o atendimento médico para mais perto da população. Com isso, conseguimos atender pessoas que aguardavam por cirurgias ortopédicas, eliminando a necessidade de deslocamento até a capital”, afirmou Pedro Pascoal, secretário de Saúde.

A cirurgiã ortopedista, Soron Steiner, presidente da Fundhacre, ressaltou os avanços proporcionados pelo programa: “Estamos zerando a fila de pacientes do Baixo Acre e oferecendo uma nova oportunidade para que mais de 30 pessoas possam retomar suas atividades diárias com mais saúde e qualidade de vida.”

Pedro Pascoal, secretário de Saúde/Foto: ContilNet

O impacto do Opera Acre vai além dos números. Somente em 2024, o programa já realizou 14.487 cirurgias em todo o estado, oferecendo um atendimento mais próximo e eficiente para os moradores das regiões mais afastadas da capital.

Antônio Issé, cirurgião ortopedista, participou ativamente do mutirão em Brasileia. Ele destacou a importância do programa: “A regionalização das cirurgias ortopédicas é fundamental para reduzir o tempo de espera e permitir que os acreanos sejam atendidos perto de suas casas. O apoio da Sesacre e Fundhacre tem sido essencial para o sucesso deste mutirão.”

“Estamos zerando a fila de pacientes do Baixo Acre” afirma Soron / Foto: Sesacre

Com a continuidade do Opera Acre, a saúde pública do Acre vai se tornando cada vez mais acessível, transformando a realidade de quem antes enfrentava longas esperas para tratamentos médicos essenciais.

PUBLICIDADE