A inflação registrada em Rio Branco no mês de abril foi de 0,55%, segundo dados divulgados na sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma aceleração de 0,28 ponto percentual em relação ao mês anterior, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A inflação chegou a o,55% segundo o IBGE
/Foto: Rogener de Oliveira/Arquivo Pessoal/Aeroin
O grupo de transportes foi o principal responsável pela alta, com destaque para o aumento nos preços de carros novos e passagens aéreas. De acordo com análise do economista Rubicleis Gomes, coordenador do Programa de Educação Tutorial (PET) de Economia da Universidade Federal do Acre (Ufac), o setor respondeu por 43,29% da inflação da capital acreana no mês.
“Isso significa que quase metade da inflação registrada em abril vem, basicamente, desses dois itens”, explicou o economista para o ac24horas. Por outro lado, Rubicleis trouxe uma notícia mais positiva em relação aos alimentos, que tiveram impacto menor no período.
“Exceto o tomate, que teve um aumento expressivo, os demais produtos da cesta básica não apresentaram grandes elevações de preço”, observou.
Apesar da desaceleração nos alimentos, o índice de difusão, que mede o percentual de itens com aumento de preços, atingiu 0,62%, o maior do ano até agora. Isso indica que 62% dos produtos e serviços pesquisados apresentaram elevação de preços em abril.
“Pequenos aumentos de preços em vários itens diferentes estão pressionando a inflação de forma generalizada. Isso mostra uma tendência de inflação alta e persistente, como também indicam os núcleos de inflação”, alertou Rubicleis Gomes.
