Ícone do site ContilNet Notícias

Qual avenida de Rio Branco lidera o número de acidentes de trânsito em 2025? Veja lista completa

Por Redação ContilNet

Com 30 registros, a Avenida Ceará foi a via com o maior número de acidentes de trânsito em Rio Branco no primeiro trimestre de 2025. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), que contabilizou um total de 148 ocorrências entre os meses de janeiro e março na capital acreana.

A avenida é líder em casos no período/Foto: Yuri Marcel/g1

Logo atrás no ranking estão a Avenida Antônio da Rocha Viana, com 20 ocorrências, e a Via Chico Mendes, no Segundo Distrito, com 16. A lista divulgada pelo BPTran apresenta as 10 vias com maior número de incidentes no período:

  1. Avenida Ceará – 30 ocorrências

  2. Avenida Antônio da Rocha Viana – 20

  3. Via Chico Mendes – 16

  4. Rua Rio de Janeiro – 15

  5. Avenida Getúlio Vargas – 14

  6. Rodovia AC-40 – 14

  7. Estrada do Calafate – 12

  8. Avenida Sobral – 8

  9. Rua Minas Gerais – 7

  10. Rua Valdomiro Lopes – 6

  11. Rua Isaura Parente – 6

Apesar do número expressivo de acidentes, o Acre apresentou uma redução significativa nas mortes no trânsito. Segundo dados da Coordenação de Engenharia e Estatística do Trânsito (Ceet), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), 17 pessoas morreram nas vias acreanas no primeiro trimestre de 2025 — 14 a menos que no mesmo período de 2024, quando foram registradas 31 vítimas fatais. A redução é de 45,2%.

De acordo com o Detran, entre as principais causas dos acidentes com mortes estão o excesso de velocidade e a combinação de álcool e direção — condutas classificadas como imprudentes pelos órgãos de fiscalização.

Para a presidente do Detran-AC, Taynara Martins, a redução é uma conquista, mas não representa o fim dos desafios no combate à violência no trânsito.

“Essa queda é, sem dúvida, uma conquista que precisa ser reconhecida, fruto do esforço conjunto entre órgãos públicos, sociedade civil e imprensa. No entanto, ainda estamos longe do ideal. Cada vida perdida no trânsito é uma tragédia e nosso compromisso é continuar trabalhando para que esses números caiam ainda mais”, afirmou.

Sair da versão mobile