Recital da Escola de Baques celebra a música acreana neste sábado

Com entrada gratuita, o evento reúne apresentações musicais e saberes de mestres da Amazônia Acreana

O Ministério da Cultura, o Baquemirim e o Instituto Nova Era, convidam para o Recital da Escola de Baques, que acontece no dia 3 de maio de 2025 no Theatro Hélio Melo, em Rio Branco (AC), das 17h às 21h.

Aberto ao público, o evento apresenta os resultados de um projeto que promove a educação musical e a preservação das tradições culturais do Acre como instrumento de desenvolvimento social.

Programação

O recital contará com apresentações de alunos e alunas dos polos Irineu Serra e Txana Bu, com um repertório que inclui canções autorais do povo Huni Kuin, obras do mestre Antônio Pedro, repertório da Escola Cruzeiro e músicas de outras regiões brasileiras.

A programação traz ainda a participação especial da mestra Zenaide Parteira, reconhecida por sua contribuição à cultura musical acreana, que interpretará composições próprias ao lado de estudantes do polo Irineu Serra. 

O evento será apresentado pelo jornalista e escritor Antônio Alves e pela Txaná Ikani, do povo Huni Kuin, que também fará uma apresentação musical especial com alunos e alunas do polo Txana Bu.

Educação musical e saberes tradicionais

Desde 2024, a Escola de Baques integra o Programa Olhos d’Água – Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, do Ministério da Cultura. O projeto combina o estudo universal da música com os saberes tradicionais, oferecendo aulas de instrumentos de corda, percussão, canto, prática de conjunto e fundamentos básicos da teoria e escrita musical.

Preservação cultural e fortalecimento de identidade

Atuando desde 2008, o Baquemirim dedica-se à pesquisa e transmissão de saberes tradicionais da Amazônia, com mestres e mestras como protagonistas. A Escola de Baques, financiada por edital do Governo Federal via Fundo Nacional da Cultura, reforça o direito das comunidades à preservação de seu patrimônio imaterial e contribui para o fortalecimento da diversidade cultural da região.

Coordenação e Apoio

O projeto é coordenado tecnicamente e musicalmente pelo músico Alexandre Anselmo, com colaboração direta da mestra Zenaide Parteira como mediadora de ensino. A realização do recital conta com apoio do Governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), assim como da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e da Prefeitura de Rio Branco, via vereador Rutênio Sá e Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos em Rio Branco.

Mais Informações

instagram.com/baquemirim/

[email protected] | WhatsApp: (68) 99233-5091.

FOTOS DIVULGAÇÃO – OBS: INFORMAÇÕES GERAIS NA LEGENDA DAS FOTOS 

PUBLICIDADE