Ícone do site ContilNet Notícias

STF começa a ouvir testemunhas na ação que julga Bolsonaro e auxiliares por tentativa de golpe

Por Tião Maia, ContilNet

Nesta segunda-feira (19), começam, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, as oitivas das testemunhas arroladas pela defesa dos primeiros sete acusados em julgamento pela trama golpista que pretendia derrubar o atual governo — entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O grupo integra o chamado grupo 1 de, pelo menos, quatro grupos, cada qual com sete membros, acusados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado.

Sete acusados serão julgados/ Foto: Reprodução

É o início do julgamento da ação penal que analisa a suposta trama golpista e avança mais um passo no Supremo Tribunal Federal (STF). Com os depoimentos das testemunhas arroladas pela defesa e pela Procuradoria-Geral da República (PGR), significa que, enfim, começou o julgamento que pode resultar em prisões — inclusive de Jair Bolsonaro, que pode pegar até 40 anos de prisão —, assim como os outros acusados.

Todas as testemunhas serão ouvidas por videoconferência. São elas:

O núcleo 1, chamado de grupo “crucial” na denúncia da PGR, inclui os seguintes réus:

Estava previsto para esta segunda, também, o depoimento do ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior. No entanto, ele pediu para alterar a data da oitiva, e o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, autorizou. Em depoimento à Polícia Federal, Baptista Jr. afirmou ter alertado o ex-presidente Jair Bolsonaro de que era contra as articulações para um golpe de Estado.

Sair da versão mobile