Um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter foi registrado na manhã desta sexta-feira (2) no extremo sul do Chile, próximo à Passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártica. O abalo sísmico levou o governo chileno a emitir um alerta de tsunami e a determinar a evacuação de áreas costeiras da Região de Magalhães e do território antártico chileno.
De acordo com o Centro Sismológico Nacional (CSN) da Universidade do Chile, o tremor ocorreu às 8h58 (horário local), com epicentro localizado a cerca de 218 quilômetros ao sul da cidade de Puerto Williams, a uma profundidade de 10 quilômetros no mar.

Um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter foi registrado na manhã desta sexta-feira (2) no extremo sul do Chile / Foto: Reprodução
A forte atividade sísmica foi sentida também no sul da Argentina, conforme informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O impacto causou preocupação nas autoridades, que atuaram rapidamente para minimizar riscos à população costeira.
Nas redes sociais, o presidente do Chile, Gabriel Boric — natural de Punta Arenas —, reforçou o pedido de evacuação e destacou a mobilização das autoridades. “Nosso dever é ser cautelosos e obedecer às orientações. O Comitê de Gestão de Riscos está coordenando os esforços, com todos os recursos do Estado à disposição para enfrentar a situação”, declarou.

O presidente do Chile, Gabriel Boric — natural de Punta Arenas —, reforçou o pedido de evacuação e destacou a mobilização das autoridades / Foto: Reprodução
Até o momento, não há registros de feridos ou danos materiais significativos. No entanto, o alerta para possíveis alterações no nível do mar continua ativo, com as autoridades monitorando a situação em tempo real.
Além do tremor desta sexta-feira, outro abalo sísmico foi registrado na Argentina nos últimos dias. Na quarta-feira (30), um terremoto de magnitude 5,9 teve epicentro no departamento de Famatina, na província de La Rioja.
O sul da América do Sul permanece em estado de atenção devido à instabilidade geológica registrada nesta semana.
