Terremoto de magnitude 7,5 atinge costa do Chile e governo emite alerta de tsunami

Governo chileno ordena evacuação após alerta de tsunami na região de Magalhães

Um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter foi registrado na manhã desta sexta-feira (2) no extremo sul do Chile, próximo à Passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártica. O abalo sísmico levou o governo chileno a emitir um alerta de tsunami e a determinar a evacuação de áreas costeiras da Região de Magalhães e do território antártico chileno.

De acordo com o Centro Sismológico Nacional (CSN) da Universidade do Chile, o tremor ocorreu às 8h58 (horário local), com epicentro localizado a cerca de 218 quilômetros ao sul da cidade de Puerto Williams, a uma profundidade de 10 quilômetros no mar.

Um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter foi registrado na manhã desta sexta-feira (2) no extremo sul do Chile / Foto: Reprodução

 

A forte atividade sísmica foi sentida também no sul da Argentina, conforme informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O impacto causou preocupação nas autoridades, que atuaram rapidamente para minimizar riscos à população costeira.

Nas redes sociais, o presidente do Chile, Gabriel Boric — natural de Punta Arenas —, reforçou o pedido de evacuação e destacou a mobilização das autoridades. “Nosso dever é ser cautelosos e obedecer às orientações. O Comitê de Gestão de Riscos está coordenando os esforços, com todos os recursos do Estado à disposição para enfrentar a situação”, declarou.

O presidente do Chile, Gabriel Boric — natural de Punta Arenas —, reforçou o pedido de evacuação e destacou a mobilização das autoridades / Foto: Reprodução

Até o momento, não há registros de feridos ou danos materiais significativos. No entanto, o alerta para possíveis alterações no nível do mar continua ativo, com as autoridades monitorando a situação em tempo real.

Além do tremor desta sexta-feira, outro abalo sísmico foi registrado na Argentina nos últimos dias. Na quarta-feira (30), um terremoto de magnitude 5,9 teve epicentro no departamento de Famatina, na província de La Rioja.

O sul da América do Sul permanece em estado de atenção devido à instabilidade geológica registrada nesta semana.

PUBLICIDADE