Três deputados do Acre assinam requerimento para abertura de CPI que investiga fraudes no INSS

Em toda a Câmara, 185 parlamentares assinaram o requerimento

Os deputados federais Coronel Ulysses, Eduardo Velloso e Roberto Duarte já assinaram o requerimento que pede a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar um esquema de fraudes no INSS.

Os demais deputados ainda não se manifestaram sobre o assunto.

Parlamentares do Acre assinam pedido de urgência para projeto que anistia presos do 8 de Janeiro - O RIO BRANCO

Velloso, Ulysses e Duarte/Foto: Reprodução

Em toda a Câmara, 185 parlamentares assinaram o requerimento. Para que a CPI seja instalada, ainda é necessário o aval do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Para não depender de Motta, a oposição trabalha em uma estratégia alternativa. O plano é criar uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), que inclui deputados e senadores e, na avaliação da direita, não depende do presidente da Câmara para ser instaurada.

A proposta de criação da CPI tem origem em uma investigação da Polícia Federal (PF), que revelou um amplo esquema de fraudes e desvios de recursos provenientes de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo a PF, associações que prestam serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, utilizando assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS.

O prejuízo estimado pode chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

PUBLICIDADE