Ícone do site ContilNet Notícias

Após fim de interrogatórios, Moraes libera contato entre réus do núcleo golpista

Por Redação ContilNet

Após concluir os interrogatórios dos principais investigados no processo sobre a tentativa de golpe de Estado, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender a medida cautelar que impedia o contato entre os réus ligados ao chamado Núcleo 1 da investigação.

A decisão foi tomada com base no encerramento da fase de instrução processual, que incluiu o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro, de seu ex-vice na chapa de 2022, Walter Braga Netto, e de outras seis figuras centrais do suposto esquema. Com a coleta das oitivas finalizada, Moraes avaliou que a proibição de comunicação entre os envolvidos não é mais necessária.


Para ministro, com fim de depoimentos, restrição não é mais necessária/ Foto: Valter Campanato

Os depoimentos ocorreram em dois dias consecutivos e reuniram nomes de alto escalão do antigo governo, como:

Com os interrogatórios finalizados — etapa crucial na ação penal — o ministro abriu agora um prazo de cinco dias para que as defesas apresentem requerimentos adicionais ou sugiram novas diligências.

O caso avança para a fase final, e a expectativa é de que o julgamento que decidirá pela condenação ou absolvição dos acusados ocorra no segundo semestre deste ano. Trata-se de uma das ações mais emblemáticas ligadas às investigações sobre os atos antidemocráticos que marcaram o período pós-eleitoral de 2022.

Sair da versão mobile