Ícone do site ContilNet Notícias

Botafogo perde para Atlético de Madrid, mas garante vaga nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes

Por CBN

O Botafogo está nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes! Com drama, o Alvinegro confirmou a vaga nesta segunda-feira (23), apesar da derrota para o Atlético de Madrid, por 1 a 0. Os times se enfrentaram no Rose Bowl, em Los Angeles (EUA), no terceiro e último desafio da fase de grupos.

Lance de Atlético de Madrid x Botafogo pela Copa do Mundo de Clubes/Foto: Vítor Silva/Botafogo

Com o resultado, o clube brasileiro avança em segundo lugar no grupo B. A liderança – e a segunda vaga – ficou com o Paris Saint-Germain, que bateu o Seattle Sounders por 2 a 0 no Lumen Field, em Seattle.

Botafogo e PSG aguardam a definição dos classificados do grupo A para saber quem serão os adversários da próxima fase. O brasileiro volta a entrar em campo no sábado (28), às 13h (Brasília), na Filadélfia. Os times podem ter pela frente Palmeiras, Inter Miami, Porto ou Al Ahly.

Como foi o jogo?

O Botafogo começou ditando o ritmo da partida e criando chances de maior perigo. A primeira delas aconteceu aos 9 minutos, nos pés de Savarino. Gregore achou passe por dentro para Igor Jesus, que tocou para o atacante. O camisa 10 disparou, ganhou de Le Normand, saiu na cara do gol e chutou, mas Oblak fez a defesa.

Depois, o Atlético de Madrid foi encontrando mais espaço para finalizar e colocar em prática algumas jogadas ensaiadas. Em uma das chegadas, já aos 45 minutos, um susto: o VAR recomendou a revisão de um possível pênalti de Gregore em Julián Álvarez. O árbitro César Ramos chegou a ir ao monitor, mas entendeu que Sorloth cometeu falta em Jair antes.

O segundo tempo começou com a equipe espanhola melhor na partida. Aos 14 minutos, Grizemann recebeu a bola pela esquerda, entrou na área e leva a melhor sobre Jair. Mas, o camisa 7 desperdiçou a oportunidade e chuta para fora.

Lance de Atlético de Madrid x Botafogo pela Copa do Mundo de Clubes/Foto: Vítor Silva/Botafogo

A primeira chance alvinegra de perigo na segunda etapa aconteceu aos 21 minutos. Igor Jesus chutou de primeira após receber passe de Cuiabano, mas Oblak espalmou e evitou o gol. Em outra boa chance, aos 35 minutos, Montoro chutou direto após passe do camisa 99, mas a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo.

As redes só balançaram aos 41 minutos do segundo tempo. Julián Álvarez cruzou a bola na área do Botafogo e Griezmann, sozinho, aproveitou para abrir o placar.

Já nos acréscimos, aos 49 minutos, Gregore tomou cartão amarelo por cera e fica de fora da partida das oitavas de final. Os últimos minutos foram de pressão, mas o time europeu não conseguiu chegar ao placar necessário e deixa a competição.

Campanha

O Botafogo chegou à Copa do Mundo de Clubes com o desafio de encarar o “grupo da morte”, com dois adversários europeus – incluindo o atual vencedor da Champions League – e um norte-americano. Mas, o time brasileiro superou as expectativas e garantiu não só a classificação, como a liderança.

Botafogo x Seattle Sounders

O primeiro desafio era tido como o mais simples, mas quase trouxe surpresas. A estreia aconteceu no dia 15 de junho, no Lumen Field, em Seattle, contra o Seattle Sounders. Jair e Igor Jesus marcaram ainda no primeiro tempo.

Mas, na segunda etapa, o Botafogo caiu de desempenho, abrindo espaço para o time norte-americano diminuir com Cristian Roldán e pressionar pelo empate nos minutos finais. Mesmo assim, conseguiu segurar a vitória e os primeiros três pontos.

PSG x Botafogo

Em seguida, o maior desafio: a Copa do Mundo de Clubes colocou o campeão da Libertadores e o da Champions League frente a frente. A partida aconteceu no Rose Bowl, em Los Angeles, no dia 19.

E o Botafogo não se intimidou: com uma estratégia defensiva impecável, conseguiu segurar as estrelas do PSG e contou com Igor Jesus, que aproveitou uma chance no campo de ataque e marcou o gol da vitória. Por 1 a 0, o Fogão garantiu um resultado histórico na competição.

Atlético de Madrid x Botafogo

Com seis pontos na conta, o time brasileiro entrou em campo para o último duelo da fase de grupos em condição confortável. Até mesmo uma derrota por dois gols de diferença garantiria a vaga nas oitavas de final.

O Botafogo segurou o empate por boa parte do jogo, mas acabou deixando a campanha 100% pelo caminho com o gol de Griezmann, no final do segundo tempo. Com a derrota, o brasileiro ficou com o segundo lugar do grupo B e avança na Copa do Mundo de Clubes.

Sair da versão mobile