Ícone do site ContilNet Notícias

Câmara aprova projeto que amplia área de livre comércio para os 22 municípios do Acre

Por Everton Damasceno, ContilNet

Foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2264/19, de autoria do ex-deputado federal Jesus Sérgio, que inclui os 22 municípios do Acre na condição de área de livre comércio de exportação e importação, sob regime fiscal especial, com a finalidade de promover o desenvolvimento local.

O texto altera a Lei nº 8.857/94, que atualmente já beneficia os municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul. A relatora da proposta é a deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos-AC).

Comissão da Câmara aprova projeto que amplia área de livre comércio para os 22 municípios do Acre/Foto: Secom

“Em linhas gerais, nessas áreas de livre comércio, isentam-se do Imposto de Importação os bens estrangeiros e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) todos aqueles itens destinados à industrialização de mercadorias, estocagem, reexportação ou consumo próprio no território”, explicou a relatora.

“A ampliação para todo o Acre das áreas de livre comércio trará a possibilidade de estabelecimento de cadeias agroindustriais mais complexas, com maior agregação de valor”, acrescentou.

O ex-deputado Jesus Sérgio (PDT) destacou que o projeto é resultado da reivindicação dos municípios que fazem fronteira com o Peru e a Bolívia, os quais esperam melhorias no emprego e na renda com a implantação das áreas de livre comércio.

“A renúncia fiscal referente à ampliação das áreas de livre comércio é irrelevante diante do imenso desafio de garantir dignidade às famílias e ajudar a conter o tráfico de drogas, que penaliza e mata em todo o Brasil”, pontuou.

O projeto segue agora para análise das Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Por fim, precisará ser aprovado pelo plenário da Câmara e pelo Senado Federal.

Com informações do Portal Juína Mais.

Sair da versão mobile