“ Cidade de Deus” entrou para a lista dos 100 melhores filmes do século XXI do jornal norte-americano The New York Times. O longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund ocupa a 15ª posição e é o único título brasileiro do ranking.
O topo da lista ficou com “Parasita”, de Bong Joon-ho. A produção de 2019, vencedora de quatro estatuetas do Oscar — Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional, é seguida por Mulholland Drive (2001), de David Lynch.

‘Cidade de Deus’ é consagrado um dos melhores filmes do século XXI/Foto: Reprodução
“Sangue Negro” (2007), de Paul Thomas Anderson, ocupa a terceira colocação do ranking. A lista foi baseada na opinião de mais de 500 diretores, atores e personalidades da indústria cinematográfica ao redor do mundo.
Entre os nomes que participaram do levantamento estão Guillermo del Toro, Julianne Moore, Mikey Madison, Nicholas Sparks, Pedro Almodóvar, Sofia Coppola, Chiwetel Ejiofor e Patton Oswalt.
“Cidade de Deus”
Ambientado na favela “Cidade de Deus” da zona oeste do Rio de Janeiro, o filme acompanha a trajetória de Buscapé (Alexandre Rodrigues), um jovem negro e sensível que cresce em meio à violência do tráfico de drogas.
O filme é uma adaptação do livro homônimo de Paulo Lins, com roteiro de Bráulio Mantovani, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund.
Considerado um dos grandes marcos do cinema brasileiro, ele foi indicado a quatro Oscars — de direção, roteiro adaptado, edição e fotografia — e a diversos prêmios internacionais.
Veja a lista completa:
- Parasita (2019), de Bong Joon-ho
- Mulholland Drive (2001), de David Lynch
- Sangue Negro (2007), de Paul Thomas Anderson
- Amor à Flor da Pele (2000), de Wong Kar-Wai
- Moonlight (2016), de Barry Jenkins
- Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), de Ethan Coen e Joel Coen
- Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004), de Michel Gondry
- Corra! (2017), de Jordan Peele
- A Viagem de Chihiro (2001), de Hayao Miyazaki
- A Rede Social (2010), de David Fincher
- Mad Max: Estrada da Fúria (2015), de George Miller
- Zona de Interesse (2023), de Jonathan Glazer
- Filhos da Esperança (2006), de Alfonso Cuarón
- Bastardos Inglórios (2009), de Quentin Tarantino
- Cidade de Deus (2003), de Fernando Meirelles e Kátia Lund
- O Tigre e o Dragão (2000), de Ang Lee
- O Segredo de Brokeback Mountain (2005), de Ang Lee
- E Sua Mãe Também (2001), de Alfonso Cuarón
- Zodíaco (2007), de David Fincher
- O Lobo de Wall Street (2013), de Martin Scorsese
- Os Excêntricos Tenenbaums (2001), de Wes Anderson
- O Grande Hotel Budapeste (2014), de Wes Anderson
- Boyhood (2014), de Richard Linklater
- Ela (2013), de Spike Jonze
- Trama Fantasma (2017), de Paul Thomas Anderson
- Anatomia de uma Queda (2023), Justine Triet
- Adaptação (2002), de Spike Jonze
- Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan
- A Chegada (2016), de Denis Villeneuve
- Encontros e Desencontros (2003), de Sofia Coppola
- Os Infiltrados (2006), de Martin Scorsese
- Missão Madrinha de Casamento (2011), de Paul Feig
- A Separação (2011), de Asghar Farhadi
- Wall-e (2008), de Andrew Stanton
- O Profeta (2010), de Jacques Audiard
- Um Homem Sério (2009), de Ethan Coen e Joel Coen
- Me Chame Pelo Seu Nome (2017), de Luca Guadagnino
- Retrato de uma Jovem em Chamas (2019), de Céline Sciamma
- Lady Bird (2017), de Greta Gerwig
- Yi Yi (2000), de Edward Yang
- O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), de Jean-Pierre Jeunet
- O Mestre (2012), de Paul Thomas Anderson
- Oldboy (2005), de Park Chan-Wook
- Era uma vez em… Hollywood (2019), de Quentin Tarantino
- O Homem Que Mudou o Jogo (2011), de Bennett Miller
- Roma (2018), Alfonso Cuarón
- Quase Famosos (2000), de Cameron Crowe
- A Vida dos Outros (2007), de Florian Henckel Von Donnersmarck
- Antes do Pôr-do-Sol (2004), de Richard Linklater
- Up: Altas Aventuras (50), de Pete Docter
- 12 Anos de Escravidão (2013), de Steve McQueen
- A Favorita (2018), de Yorgos Lanthimos
- Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (2006), de Larry Charles
- O Labirinto do Fauno (2006), de Guillermo del Toro
- A Origem (2010), de Christopher Nolan
- Embriagado de Amor (2002), de Paul Thomas Anderson
- O Melhor do Show (2000), de Christopher Guest
- Joias Brutas (2019), de Benny Safdie e Josh Safdie
- Toni Erdmann (2016), de Maren Ade
- Whiplash (2014), de Damien Chazelle
- Kill Bill: Vol. 1 (2003), de Quentin Tarantino
- Amnésia (2001), de Christopher Nolan
- Pequena Miss Sunshine (2006), de Jonathan Dayton e Valerie Faris
- Garota Exemplar (2014), de David Fincher
- Oppenheimer (2023), de Christopher Nolan
- Spotlight (2015), de Tom McCarthy
- Tár (2022), de Todd Field
- Guerra ao Terror (2008), de Kathryn Bigelow
- Sob a Pele (2013), de Jonathan Glazer
- Deixa Ela Entrar (2008), de Tomas Alfredson
- Onze Homens e Um Segredo (2001), de Steven Soderbergh
- Carol (2015), de Todd Haynes
- Ratatouille (2007), de Brad Bird
- Projeto Flórida (2017), de Sean Baker
- Amor (2012), de Michael Haneke
- E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000), de Ethan Coen e Joel Coen
- Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022), de Daniel Kwan e Daniel Scheinert
- Aftersun (2022), de Charlotte Wells
- A Árvore da Vida (2011), de Terrence Malick
- Volver (2006), de Pedro Almodóvar
- Cisne Negro (2010), de Darren Aronofsky
- O Ato de Matar (2012), de Joshua Oppenheimer
- Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum (2013), de Ethan Coen e Joel Coen
- Melancolia (2011), de Lars von Trier
- O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (2004), de Adam McKay
- Vidas Passadas (2023), de Celine Song
- O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), de Peter Jackson
- Os Catadores e Eu (2000), de Agnès Varda
- Interstelar (2014), de Christopher Nolan
- Frances Ha (2013), de Noah Baumbach
- Aquário (2009), de Andrea Arnold
- Gladiador (2000), de Ridley Scott
- Conduta de Risco (2007), de Tony Gilroy
- Minority Report – A Nova Lei (2002), de Steven Spielberg
- A Pior Pessoa do Mundo (2021), de Joachim Trier
- Pantera Negra (2018), de Ryan Coogler
- Gravidade (2013), de Alfonso Cuarón
- O Homem Urso (2005), de Werner Herzog
- Memórias de um Assassino (2003), de Bong Joon-ho
- Superbad: É Hoje (2007), de Greg Mottola