CNU 2025: MGI quer anunciar banca até sexta-feira; Cesgranrio favorita

Serão ofertadas 3.652 vagas com iniciais de até R$ 17,8 mil

A definição da banca organizadora da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) pode ocorrer ainda nesta semana!

Conforme apurado pelo time de jornalismo do Direção Concursos, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) planeja anunciar a instituição escolhida até a próxima sexta-feira, 6 de junho.

Importante destacar que a Fundação Cesgranrio é a favorita para organizar o certame. Conforme apurado pelo jornalista Victor Gammaro, a impressão é de que a experiência adquirida na primeira edição, realizada em 2024, e o menor tempo disponível para todos os trâmites tenham pesado para que a banca organize, agora, a segunda edição do certame.

Além disso, segundo o projeto básico, um dos requisitos para a contratação é que a banca escolhida deverá comprovar capacidade técnica para organizar exames públicos, em âmbito nacional, com o número de inscritos igual ou superior a 750 mil candidatos.

Dessa forma, apenas quatro bancas estão aptas a participarem da organização do CNU 2025: Cebraspe, Fundação Getúlio Vargas (FGV), IBFC e Fundação Cesgranrio.

Vale lembrar que, na última segunda-feira (2/6), fontes do MGI já haviam informado em exclusividade ao Direção que a definição da banca organizadora estava prevista para ocorrer ainda na primeira quinzena de junho.

Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia

Panorama do CNU 2025

segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) foi oficialmente anunciada no dia 28 de abril.

A nova edição irá ofertar 3.652 oportunidades em 36 órgãos do Poder Executivo Federal, além de vagas em carreiras transversais, que são aquelas cujo servidor pode atuar em diversos órgãos e Ministérios.

O total de vagas será distribuído da seguinte forma:

  • 1.172 vagas para provimento de curto prazo (todas de nível superior) – chamamento ocorrerá logo após a homologação do resultado final
    • MGI (assistente social, médico e psicólogo): 172
    • Analista Técnico Administrativo (MGI): 1.000
  • 2.480 vagas, sendo:

Durante o seminário “Logística de Grandes Concursos: Tendências, Desafios e Soluções”, realizado na última segunda-feira (2/6), o diretor de logística do CNU, Alexandre Retamal, informou que serão nove blocos temáticos, sendo dois destinados às carreiras de nível médio e um bloco (Bloco 8) que será destinado somente às Agências Reguladoras.

A expectativa é que a banca organizadora seja anunciada até sexta-feira, 6 de junho, já o cronograma previsto pelo MGI aponta que a publicação do edital de abertura está prevista para o mês de julho de 2025. O período de inscrições também deve ser iniciado em julho.

A previsão é que as provas objetivas e discursivas sejam aplicadas em dias distintos:

  • Prova objetiva: 5 de outubro; e
  • Prova discursiva: 7 de dezembro.

Por fim, os resultados finais do CNU 2025 devem ser divulgados em fevereiro de 2026.

Resumo

PUBLICIDADE