Ícone do site ContilNet Notícias

CNU dos Professores: Inep publica regras para as provas

Por Direção Concursos

O CNU dos Professores, seleção que será como um concurso nacional unificado voltado para admissão de professores na rede pública, será realizado em 2025, e foram publicadas as regras para aplicação das provas!

A portaria, publicada em Diário Oficial da União nesta sexta-feira (13/6), dispõe sobre as regras e os procedimentos para realização da Prova Nacional Docente (PND) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.

Poderão participar da PND os estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas, bem como os demais indivíduos que tenham interesse em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão próprio.

Importante ressaltar que a PND não constitui concurso público em si, e visa simplesmente subsidiar os concursos ou seleções conduzidas pelos entes federativos.

Vale lembrar que, em maio, o Ministério da Educação (MEC) informou ao time de jornalismo do Direção que até então, 15 redes estaduais manifestaram interesse em participar do PND. É importante destacar que novas adesões poderão ser realizadas até o dia 15 de junho de 2025.

Em relação às redes municipais, mais de mil municípios confirmaram participação no CNU dos Professores.

CNU dos Professores

As principais datas previstas no cronograma são as seguintes:

Confira a portaria com as regras de aplicação das provas na íntegra!

Estados que já aderiram ao CNU dos Professores

Segundo o MEC, as redes estaduais de ensino que já confirmaram participação no certame único são:

Participação das redes municipais

As redes municipais de ensino, por sua vez, possuirão representantes de todos os estados brasileiros na Prova Nacional Docente.

Isso porque, embora algumas redes estaduais não tenham confirmado participação, é possível a participação das redes municipais dos mesmos estados.

É o caso, por exemplo, do Rio de Janeiro, cuja rede estadual ainda não aderiu, mas a rede municipal terá provas nas seguintes cidades:

Sair da versão mobile