Ícone do site ContilNet Notícias

Comitiva acreana acompanha obras do governo da Bolívia para conter erosão do Rio Acre

Por Vitor Paiva, ContilNet

Equipes do governo do Acre visitaram, nesta sexta-feira (13), obras de contenção em execução pelo governo da Bolívia às margens do Rio Acre, na cidade de Cobija. A iniciativa visa reduzir os impactos da erosão fluvial na fronteira, agravados pelas cheias recorrentes do rio que divide os dois países.

A visita acontece na sexta-feira (13)/Foto: Raylanderson Frota/Secom

A comitiva acreana contou com representantes do Deracre, Casa Civil, Defesa Civil e DNIT. A agenda incluiu reunião técnica com o Ministério da Defesa Civil da Bolívia e vistorias em trechos afetados, por terra, rio e via aérea. As obras bolivianas envolvem a construção de muros de contenção para proteger áreas urbanas ameaçadas por deslizamentos.

No lado brasileiro, o governo do Acre também executa obras de contenção e urbanização na Orla de Brasileia. A primeira etapa, com cerca de 30% concluída, inclui gabiões e calçamento em concreto armado em um trecho de 408 metros. A previsão é de que a obra seja concluída até o final de 2025, com recursos de emendas parlamentares e apoio federal.

Em 2024, Brasileia registrou a maior cheia da história, com o Rio Acre atingindo 15,58 metros. Em 2025, uma nova cheia voltou a afetar a cidade, reforçando a necessidade de investimentos em infraestrutura para enfrentar eventos climáticos extremos.

Sair da versão mobile