Empresa peruana vai investir US$ 20 milhões em estrada que liga o Acre ao Pacífico

A informação foi divulgada pela BN Americanas, uma plataforma de inteligência de negócios que acompanha os principais investimentos em infraestrutura na América Latina

O trecho da Rodovia Interoceânica que conecta o Acre ao Peru, por meio da região de Madre de Dios, será modernizado com um investimento de US$ 20,5 milhões. A medida promete melhorar o tráfego entre os dois países e beneficiar diretamente o Acre, que tem na estrada uma das principais rotas de integração com o Pacífico.

A Concesionaria Interoceánica Sur Tramo 3, responsável pela concessão da rodovia no lado peruano, apresentou ao governo do Peru um plano técnico com as intervenções propostas. O documento foi submetido ao Serviço Nacional de Certificação Ambiental (Senace) e está em fase de análise, com prazo estimado de três a quatro meses para aprovação.

Concessionária peruana investirá mais de US$ 20 mi em rodovia vai até o Acre - BNamericas

Concessionária peruana decide investir US$ 20 milhões em estrada que liga o Acre ao Pacífico /Foto: Reprodução

O projeto abrange a manutenção de cerca de 100 km da estrada, entre a ponte Inambari e a cidade de Unión Progreso — caminho que culmina em Iñapari, município vizinho ao Acre. A fronteira entre Brasil e Peru, pela cidade acreana de Assis Brasil, é o ponto final do chamado Trecho 3 da rodovia.

Um dos principais componentes do plano é a construção de um depósito de materiais excedentes (SMD), com 9.950 m². Embora a obra leve apenas um mês para ser concluída, o espaço será utilizado ao longo de 22 meses, acompanhando o ritmo das intervenções na rodovia e servindo também a situações emergenciais. O plano foi elaborado pela consultoria Grupo Átomo.

Interoceânica leva o Brasil ao Pacífico - Cimento Itambé

Interoceânica leva o Brasil ao Pacífico/Foto: Reprodução

Além da infraestrutura rodoviária, o projeto também prevê a aplicação de US$ 346 mil em ações de gestão ambiental, reforçando o cuidado com os impactos ecológicos nas regiões amazônicas cortadas pela estrada.

A informação foi divulgada pela BN Americanas, uma plataforma de inteligência de negócios que acompanha os principais investimentos em infraestrutura na América Latina. A modernização da rodovia é estratégica para o Acre, já que fortalece o corredor de exportação e o intercâmbio com países andinos, ampliando as oportunidades comerciais da região.

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