Jogador mais experiente da seleção de Portugal, Cristiano Ronaldo não escondeu o nervosismo na disputa de pênaltis contra a Espanha, que valeu o título da Liga das Nações, e com a taça garantida chorou no gramado, logo após Rúben Neves marcar o gol da vitória por 5 a 3 nas penalidades.
– Sinto muita alegria. Primeiro por esta geração, que merecia um título dessa magnitude. Ganhar por Portugal é muito especial. Tenho muito títulos, mas nada melhor do que ganhar por Portugal. Por isso as lágrimas, é o dever cumprido. É lindo. Somos um povo pequeno, mas com uma ambição muito grande. Já vivi em muitos países, já joguei em muitos clubes mas, quando falam em Portugal, é um sentimento especial – afirmou Cristiano Ronaldo após a final.

Portugal x Espanha gol Cristiano Ronaldo Liga das Nações — Foto: REUTERS/Annegret Hilse
Cristiano Ronaldo fez o gol de empate, aos 15 minutos do segundo tempo, garantindo o 2 a 2 no tempo normal. Mas o craque de 40 anos sentiu o cansaço e saiu faltando poucos minutos para o fim. Gonçalo Ramos entrou em seu lugar e jogou a prorrogação.
– Já tinha sentido no aquecimento, já vinha há algum tempo. Mas, pela seleção, se tivesse de partir uma perna, partia. É um título, tinha de jogar e dei o meu máximo, fui até onde pude. Ajudei com um gol – declarou Cristiano Ronaldo, que evitou falar do seu futuro.
Fora de campo, Cristiano Ronaldo acompanhou a equilibrada prorrogação, e na hora dos pênaltis chegou a esconder o rosto para não ver a cobrança de Bruno Fernandes, a terceira de Portugal. Logo depois de Rúben Neves sacramentar a conquista, CR7 se emocionou no gramado.
A história de conquistas de Portugal no futebol passa por Cristiano Ronaldo. O camisa 7 esteve presente nos três títulos da seleção lusitana: a Eurocopa de 2016 (quando também se machucou e vibrou do lado de fora na vitória sobre a França na final), Liga das Nações de 2019 (dessa vez em campo até o final no 1 a 0 sobre a Holanda) e agora o bicampeonato, deixando sua marca aos 40 anos. A Espanha marcou primeiro com Zubimendi, Nuno Mendes empatou, Oyarzabal fez 2 a 1 ainda no primeiro tempo, e foi de Cristiano Ronaldo, aos 15 da etapa final, o gol que evitou o título espanhol no tempo normal.