Delegado responsabiliza Iapen por fuga de acusado de homicídio após audiência de custódia

Delegado afirma que a Polícia Civil não tem estrutura para manter presos e responsabiliza o Iapen pela fuga após audiência de custódia.

O acusado de homicídio Francisco Jailson Silva da Costa fugiu na manhã desta sexta-feira (13), logo após passar por audiência de custódia no Fórum de Rodrigues Alves. Ele é suspeito de ter matado a facadas Daniel Saraiva de Mendonça, após uma bebedeira na quinta-feira (12). A fuga aconteceu no momento em que o detento deveria ser transferido ao presídio de Cruzeiro do Sul.

SAIBA MAIS: Preso por homicídio foge após audiência de custódia no interior do Acre

O acusado de homicídio Francisco Jailson Silva da Costa fugiu na manhã desta sexta-feira (13), logo após passar por audiência de custódia no Fórum de Rodrigues Alves. Foto: Reprodução

Segundo o delegado Marcílio Laurentino, titular da delegacia de Rodrigues Alves, a responsabilidade pela custódia de Jailson após a audiência era do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), e não da Polícia Civil. De acordo com ele, como os policiais penais informaram que estavam em outra audiência e não poderiam buscar o preso a tempo, a Polícia Civil o levou de volta para a delegacia  que sequer possui cela  apenas para aguardar a chegada dos responsáveis pela transferência.

O delegado lamentou a recorrência do problema, afirmando que a Polícia Civil tem assumido funções que não são de sua competência devido à demora do Iapen. Ele ressaltou que há um regulamento claro determinando que a custódia do preso, após a audiência, é de responsabilidade dos policiais penais. “Já levamos presos direto ao presídio por conta de atrasos, mas não é nossa obrigação. Estamos há dois anos num prédio improvisado, sem estrutura para manter detentos”, afirmou Marcílio.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.