O acusado de homicídio Francisco Jailson Silva da Costa fugiu na manhã desta sexta-feira (13), logo após passar por audiência de custódia no Fórum de Rodrigues Alves. Ele é suspeito de ter matado a facadas Daniel Saraiva de Mendonça, após uma bebedeira na quinta-feira (12). A fuga aconteceu no momento em que o detento deveria ser transferido ao presídio de Cruzeiro do Sul.
SAIBA MAIS: Preso por homicídio foge após audiência de custódia no interior do Acre
O acusado de homicídio Francisco Jailson Silva da Costa fugiu na manhã desta sexta-feira (13), logo após passar por audiência de custódia no Fórum de Rodrigues Alves. Foto: Reprodução
Segundo o delegado Marcílio Laurentino, titular da delegacia de Rodrigues Alves, a responsabilidade pela custódia de Jailson após a audiência era do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), e não da Polícia Civil. De acordo com ele, como os policiais penais informaram que estavam em outra audiência e não poderiam buscar o preso a tempo, a Polícia Civil o levou de volta para a delegacia que sequer possui cela apenas para aguardar a chegada dos responsáveis pela transferência.
O delegado lamentou a recorrência do problema, afirmando que a Polícia Civil tem assumido funções que não são de sua competência devido à demora do Iapen. Ele ressaltou que há um regulamento claro determinando que a custódia do preso, após a audiência, é de responsabilidade dos policiais penais. “Já levamos presos direto ao presídio por conta de atrasos, mas não é nossa obrigação. Estamos há dois anos num prédio improvisado, sem estrutura para manter detentos”, afirmou Marcílio.