O Congresso Nacional decidiu suspender os efeitos dos três decretos editados pelo governo federal que aumentavam as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A medida foi aprovada primeiro na Câmara dos Deputados por ampla maioria: foram 383 votos a favor da suspensão dos decretos e 98 contrários. Logo em seguida, o Senado também aprovou a proposta, que agora será promulgada.
O governo havia tentado amenizar o impacto do aumento com o Decreto 12.499/25, publicado após críticas ao anúncio inicial. Esse decreto, no entanto, apenas suavizou os percentuais estabelecidos anteriormente pelos decretos 12.466/25 e 12.467/25, sem reverter o aumento.
O texto aprovado pelo Legislativo nesta quarta-feira (26) é um substitutivo do deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) ao Projeto de Decreto Legislativo 314/25, apresentado pelo deputado Zucco (PL-RS). A proposta original previa a anulação apenas do último decreto presidencial, mas o relator ampliou a medida para abranger todos os decretos relacionados ao aumento do IOF.
Deputados do Acre
Praticamente toda a bancada federal do Acre ajudou na derrota do governo Lula na votação. Dos 8 parlamentares, 7 votaram a favor da derrubada. Apenas 1, Meire Serafim, estava ausente e não participou da votação.
Confira:
Antônia Lúcia (Republicanos) – Sim
Coronel Ulysses (União Brasil) – Sim
Eduardo Velloso (União Brasil) – Sim
Meire Serafim (União Brasil) – Ausente
Roberto Duarte (Republicanos) – Sim
Socorro Neri (Progressistas) – Sim
Zé Adriano (Progressistas) – Sim
Zezinho Barbary (Progressistas) – Sim
Com informações da Agência Câmara de Notícias
