Promovido no espaço do eAmazônia da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, no Acre, das às 8 às 19 horas, o Seminário Internacional Txai Amazônia chega ao seu penúltimo dia de programação nesta sexta-feira, 27.
Com uma programação intensa que envolve painéis temáticos, com a participação de especialistas, apresentação de cases de sucesso da bioeconomia amazônica, feira de empreendimentos da sociodiversidade e mostra gastronômica, o evento também agrega uma super mostra artística cultural.
O destaque do dia é o desfile da coleção “Yawa Tari”, que aborda o conceito, a criação e os significados das vestimentas Yawanawa. Nedina Luiza Alves Yawanawa é a responsável pela criação do “Yawa Tari”, que significa “roupa yawa” na língua do povo Yawanawá.
As vestimentas são inspiradas nos “kenes yawa”, que são pinturas tradicionais do povo Yawanawa, anteriormente feitas na pele e agora aplicadas em tecidos de algodão. Os “kenes” representam aspectos tradicionais e espirituais, transmitidos oralmente entre as gerações, e simbolizam figuras da floresta como a cabeça da jiboia (Runua mapu), a jiboia (Runua), a ponta da lança (Paspi), a espinha do peixe tambuatá (Vashu shaka) e a borboleta (Awavena).
O projeto visa divulgar e fortalecer a cultura Yawanawa, valorizando sua história e estabelecendo um diálogo entre a cultura indígena e a sociedade não indígena. Nedina Yawanawa, além de artesã, é ativista pelos direitos indígenas e pela valorização do protagonismo feminino.
O desfile será às 15 horas, no palco do Txai Amazônia. Você confere a programação completa por meio do txaiamazonia.com.br.