O martelo já está praticamente batido dentro do PT do Acre: o nome do vereador André Kamai deve ser confirmado como novo presidente estadual do partido. A reunião decisiva acontece na tarde desta quinta-feira (26). A coluna confirmou com uma fonte do partido que a decisão já está tomada entre os membros do partido.
Kamai, que é vereador de Rio Branco, tem o perfil considerado o mais equilibrado e estratégico dentro das articulações internas — e, o que pesa bastante, é o nome que agrada o ex-senador Jorge Viana, uma das principais vozes e figuras históricas do PT no estado.
A escolha de Kamai não é apenas uma questão de preferência pessoal de Viana. Nos bastidores, há um movimento para reorganizar o partido no Acre, mirando as eleições de 2026. O PT, que já comandou o estado por 20 anos, tenta se reposicionar no cenário político e retomar protagonismo, após sucessivas derrotas.
A decisão de escolher Kamai veio justamente após uma ‘crise interna’ no partido, envolvendo Jorge Viana e Cesário Braga, atual representante do MDA no Acre.
“Ele é quem o Jorge quer, e também foi a escolha das forças internas dentro do PT e da direção. Faltava ele – Kamai – aceitar. Porque isso implica em um monte de coisas pro futuro”, disse a fonte à coluna.
O clima dentro do partido é de tentar unir as diferentes alas e preparar o terreno para os próximos embates eleitorais. E, nesse contexto, o nome de André Kamai surge como o de alguém capaz de dialogar tanto com a militância mais tradicional quanto com setores mais jovens e moderados do partido.