Ícone do site ContilNet Notícias

“Estamos preparando engenheiros e cientistas do futuro”, diz Bocalom sobre projeto de robótica nas escolas

Por Vitor Paiva, ContilNet

A prefeitura de Rio Branco realizou, na manhã desta quinta-feira (26), o lançamento do Projeto de Robótica Educacional, na escola Raimundo Hermínio de Melo, localizada no bairro Santa Cecília. Durante o evento, foram entregues diversos kits de robótica, que serão utilizados nos estudos das crianças da unidade de ensino.

A ideia do projeto surgiu depois de uma viagem para a Alemanha/Foto: ContilNet

Representando a empresa Exer, vencedora da licitação para fornecimento dos equipamentos, César Alckmin destacou o pioneirismo da capital acreana. Segundo ele, Rio Branco é a primeira capital do país a realizar esse tipo de aquisição tecnológica voltada para a educação básica.

“Tudo aquilo que estamos aqui hoje fazendo é em prol das crianças, é em prol do futuro dessas crianças. E nós temos aqui, crianças, aquilo que vai fazer com que vocês possam, no futuro, como disse muito bem o secretário Adson, vir a ser médicos, engenheiros, cientistas. O futuro de vocês é aquilo que vocês quiserem”, afirmou.

Alckmin ressaltou ainda que a tecnologia entregue em Rio Branco está em igualdade com a disponível nas melhores instituições de ensino do mundo. “Rio Branco tem as mesmas tecnologias que estão presentes em todas as melhores escolas do mundo. A robótica, as ciências, tudo aquilo que estamos vendo aqui hoje é aquilo que existe nas melhores escolas do mundo. As crianças na Alemanha e as crianças em Rio Branco estudam com as mesmas tecnologias. Vocês podem ser o que quiserem”, concluiu.

O presidente da empresa disse que Rio Branco foi a primeira capital a aderir aos produtos/Foto: ContilNet

Ele também agradeceu a confiança da prefeitura na execução do projeto e elogiou o envolvimento dos profissionais da educação. “Nossa empresa está empenhada, prefeito, em muito mais do que entregar equipamentos: capacitar os professores. Temos recebido relatos extraordinários do empenho dos professores, da dedicação, do interesse. Os alunos cobrando os professores: ‘Eu quero ter aula de robótica!’”, completou.

O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, também participou do lançamento e classificou a ação como um marco histórico. “É um momento revolucionário para a educação do município de Rio Branco e para a educação do estado do Acre. Estamos investindo aqui em torno de quase R$5 milhões, com equipamentos de última geração, os mesmos usados por alunos na Alemanha. Nós não vamos ficar atrás em nenhum momento”, declarou.

Bestene enfatizou o caráter inclusivo do projeto. “Os alunos que aprendem lá também vão ter essa oportunidade aqui. Isso é fazer uma educação inclusiva, é proporcionar um futuro melhor para nossas crianças, onde elas vão poder ser o que quiserem: engenheiros, cientistas, médicos. Esse é o nosso desejo – que a educação seja essa ferramenta transformadora.”

O secretário de educação do município destacou que o investimento foi feito com recursos da prefeitura/Foto: ContilNet

Ele também destacou os investimentos estruturais na rede de ensino. “Estamos trabalhando muito para trazer todos esses investimentos para nossas escolas, melhorando o ambiente escolar. Nossa rede está sendo capacitada com formadores, promovendo uma educação de qualidade, que traz dias melhores para essas crianças e suas famílias. Isso também leva transformação para a comunidade”, disse.

Por fim, o secretário reforçou o pioneirismo da capital. “Rio Branco é referência no país. Somos a primeira capital a trazer essa tecnologia. As crianças estão interagindo, trabalhando em equipe, fazendo conexões entre o que aprendem na matemática, nas ciências e na prática com os robôs. Isso estimula cada vez mais o interesse pelo conhecimento nas aulas de robótica”, concluiu.

O prefeito Tião Bocalom também participou da solenidade e destacou o protagonismo de Rio Branco no cenário nacional. “Sem dúvida nenhuma, Rio Branco sai na frente. É a primeira capital do Brasil a contratar, a comprar esses materiais didáticos, pedagógicos, para a gente poder desenvolver com essas crianças o interesse pela robótica. E quando você desenvolve o interesse das crianças por esse segmento, não tem dúvida nenhuma que vão melhorar e melhorar muito, a qualidade da aprendizagem”, afirmou.

Bocalom falou sobre a modernização da educação/Foto: ContilNet

Bocalom também enfatizou que o investimento, na ordem de quase R$5 milhões, foi feito com recursos próprios da prefeitura. “Estou feliz. É recurso próprio, não tem um centavo do governo federal, de lugar nenhum. É nosso. O dinheiro é nosso. Do mesmo jeito que a gente fez com o ambiente inovador, também com recurso nosso. Do mesmo jeito que fizemos agora com o Chromebook, também recurso da prefeitura. Estamos trazendo tablet, notebook para os professores. Estamos trazendo o que há de melhor para que a gente possa fazer com que a nossa educação se desenvolva da melhor forma possível”, disse.

Por fim, o prefeito ressaltou a importância de integrar tecnologia ao ensino público. “E não adianta: hoje o mundo é tecnológico. E nós temos que trazer o máximo que puder de tecnologia para dentro das nossas escolas. Porque serão essas crianças que vão revolucionar a nossa Rio Branco no futuro”, finalizou.

Sair da versão mobile