Feijó lidera voos regionais e Acre ultrapassa 4 mil operações aéreas em 2025, aponta Deracre

Entre os oito aeródromos analisados, o de Feijó liderou a movimentação em maio, com 289 voos

Por Vitor Paiva, ContilNet 06/06/2025 às 15:05 Atualizado: há 11 meses

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), divulgou nesta sexta-feira (6) o Relatório de Controle Aeroportuário referente ao mês de maio. Segundo o levantamento, os aeródromos sob gestão estadual contabilizaram 897 voos no mês, totalizando 4.026 operações aéreas nos cinco primeiros meses de 2025.

Feijó lidera voos regionais e Acre ultrapassa 4 mil operações aéreas em 2025, aponta Deracre

Com 289 voos registrados, Feijó mantém posição de destaque na aviação regional. Foto: Rafael Dias/Deracre

A aviação regional desempenha um papel essencial na mobilidade da população, especialmente em municípios de difícil acesso por vias terrestres. O relatório reforça a importância dos investimentos contínuos em infraestrutura aeroportuária para garantir deslocamentos seguros e o acesso a serviços básicos em áreas isoladas do estado.

“Com o compromisso do governador Gladson Cameli, seguimos avançando para tornar os aeroportos mais eficientes e seguros. O transporte aéreo continua sendo um elo fundamental entre os acreanos e os serviços que eles precisam”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

Entre os oito aeródromos analisados, o de Feijó liderou a movimentação em maio, com 289 voos, sendo 254 regulares, 31 de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e quatro com helicóptero. Em seguida aparecem Tarauacá, com 204 voos; Marechal Thaumaturgo, com 139; e Jordão, com 121. Também foram registradas operações nos aeródromos de Porto Walter (59), Santa Rosa do Purus (48), Manoel Urbano (19) e Xapuri (18).

O relatório mostra ainda que 88% dos voos realizados em 2025 são classificados como regulares, consolidando a aviação como uma alternativa estratégica e segura de transporte no estado. A malha aérea tem apresentado crescimento expressivo: em 2023, foram 7.123 voos; em 2024, 9.162, um aumento de 28,6%; e, apenas entre janeiro e maio deste ano, já foram realizados 4.026 voos, distribuídos da seguinte forma: 888 em janeiro, 802 em fevereiro, 682 em março, 757 em abril e 897 em maio.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.