Ícone do site ContilNet Notícias

Feriados de 2025: veja os próximos dias de folga e oportunidades de descanso no Brasil

Por Redação

Após o feriado de Corpus Christi, celebrado em 20 das 27 capitais brasileiras, muitos já começam a se programar para os próximos momentos de folga em 2025. A má notícia para quem planeja viagens ou emendas prolongadas é que o Dia da Independência, em 7 de setembro, cairá em um domingo. E o mesmo acontecerá com os feriados de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), que também ocorrerão aos domingos, não garantindo dias extras de descanso para a maioria dos trabalhadores.

Foto: Reprodução

Segundo o advogado trabalhista Eduardo Alcântara, domingos já são considerados dias de repouso remunerado para quem atua sob o regime da CLT. Portanto, não há compensação ou “dobro de descanso” quando o feriado coincide com esse dia da semana.

📌 Mas atenção: trabalhadores de áreas essenciais, como saúde e segurança, têm direito a remuneração em dobro se atuarem nesses dias, exceto se houver folga compensatória. Já para autônomos e PJ, as regras seguem o contrato firmado entre as partes.


Quando será o próximo feriadão?

O próximo grande feriado com chance de emenda será o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro (quinta-feira), que pode ser emendado com a sexta-feira (21). No entanto, essa emenda não é obrigatória e depende de decisão do empregador.


São João: tradicional no Nordeste

Celebrado entre os dias 23 e 24 de junho, o São João movimenta várias cidades do Nordeste e pode render folga dependendo da localidade:


Feriado para quem está em São Paulo

O estado de São Paulo tem um feriado estadual em 9 de julho (quarta-feira), em memória à Revolução Constitucionalista de 1932.


📅 Feriados nacionais de 2025


🟠 Pontos facultativos em 2025


📍 Feriados estaduais e municipais em capitais brasileiras

Uma lista completa com os feriados regionais em cada capital pode ser consultada na matéria original, destacando datas como:

E muitos outros.


🔗 Leia a matéria original em Valor Econômico, Globo.

✍️ Reescrito por Redação ContilNet, com informações doValor Econômico, Globo.

Sair da versão mobile