O cantor e compositor Chico Buarque, de 80 anos, foi submetido a uma cirurgia nessa terça-feira (3/6) para tratar um quadro de hidrocefalia de pressão normal. O procedimento foi realizado no Hospital Copa Star, na zona sul do Rio de Janeiro.
Em nota, a equipe do artista informou que a cirurgia era eletiva, ou seja, não foi um procedimento de emergência. A operação transcorreu de forma rápida e sem complicações. O cantor está bem e deve ter alta hospitalar ainda esta semana.

Reprodução/Instagram
O que é hidrocefalia de pressão normal que Chico Buarque teve?
A hidrocefalia de pressão normal é caracterizada pelo acúmulo crônico de líquido cerebroespinhal — também conhecido como líquor — nos ventrículos cerebrais, sem aumento da pressão intracraniana, diferentemente de outras formas de hidrocefalia. A condição afeta principalmente idosos.
“É uma condição em que o cérebro acumula excesso líquor, uma espécie de ‘água’ que circula por dentro e ao redor do cérebro. Mesmo com esse acúmulo, a pressão dentro da cabeça se mantém aparentemente normal, por isso o nome”, explica o neurocirurgião Guilherme Rossoni, especialista no tratamento de doenças da coluna e do crânio.
O médico conta que, em excesso, o líquido cerebroespinhal pode afetar o funcionamento do cérebro, principalmente em áreas ligadas à memória, locomoção e ao controle da urina.
