A influenciadora turca Nihal Candan, de 30 anos, faleceu após quase um mês internada em um hospital. Conhecida nas redes sociais da Turquia e por sua participação no reality show Bu Tarz Benim, ela sofria de anorexia e pesava apenas 22 kg quando foi hospitalizada. A morte foi confirmada pela família no último sábado (21/6).
De acordo com a equipe médica, a influenciadora foi vítima de uma parada cardíaca e não pôde ser reanimada. Ao jornal britânico The Mirror, a irmã de Nihal, Bahal Candan, afirmou que a influenciadora era vítima de “calúnias” nas redes sociais. “Espero que vocês possam sentir remorso por caluniar uma jovem dessa forma e arruinar a vida dela”, desabafou.

Reprodução
Pressão estética
A Federação das Associações de Mulheres da Turquia, entidade que defende os direitos de mulheres, meninas e pessoas LGBTQIA+, emitiu uma nota sobre o caso, denunciando a intensa pressão estética sofrida pela influenciadora e por outras mulheres.
“A morte de Nihal Candan devido à anorexia nervosa revela mais uma vez que as pressões e imposições que não apenas um indivíduo, mas também a sociedade impõe ao corpo da mulher, podem atingir dimensões fatais”, afirmou a entidade em comunicado.
A federação concluiu que “as normas estéticas, a fantasia do corpo perfeito constantemente reproduzida pela mídia e o sentimento de ‘ter que ser bonita’, os programas de TV e as competições não apenas mercantilizam as mulheres, mas também as levam ao ponto de correr riscos de vida. Essa questão é, na verdade, um reflexo do problema da desigualdade. Devemos discutir e falar muito sobre isso”.
Fonte: Metrópoles
Redigido por ContilNet.
