Israel ataca TV estatal do Irã durante transmissão ao vivo; Irã fala em ‘crime de guerra’

Israel confirmou ataque, inicialmente noticiado pela imprensa local. Imagens mostram estrondo quando jornalista falava ao vivo em canal estatal IRIB

A sede de uma TV estatal do Irã foi bombardeada por Israel nesta segunda-feira (16). O ataque atingiu a emissora durante a transmissão ao vivo de um jornal.

Israel ataca TV estatal do Irã durante transmissão ao vivo; Irã fala em ‘crime de guerra’. Foto: Reprodução

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, confirmou o ataque, noticiado inicialmente pela imprensa iraniana. Mais cedo, as Forças Armadas haviam emitido à população de Teerã um alerta de evacuação para a região da cidade onde fica a sede da TV.

O governo do Irã afirmou que o ataque à emissora constituiu um crime de guerra.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um míssil israelense atinge a sede da TV estatal IRIB, um canal de notícias do governo iraniano. A apresentadora que falava ao vivo abandona então o estúdio, que é tomado por fumaça.

As Forças Armadas de Israel também confirmaram o ataque e acusaram a TV de ser usada como “cobertura civil para conduzir operações militares secretas.

“A Força Aérea Israelense, com orientação precisa do braço de inteligência do exército, teve como alvo o centro de mídia de propaganda do regime, que estava sendo usado pelas forças armadas iranianas para fins militares”, disse o Exército israelense. “Este edifício era usado sob cobertura civil para conduzir operações militares secretas com equipamentos e ativos do governo’.

A TV estatal iraniana afirmou que o ataque interrompeu a programação, mas que a transmissão já foi retomada. E acusou Israel de “silenciar a voz do Irã” ao atacar a emissora. Pelas redes sociais, moradores locais compartilharam vídeos mostrando o que disseram ser o prédio da IRIB, rodeado por destroços.

A IRIB, além da Press TV e a agência de notícias iraniana Tasmin News afirmaram que houve mortos e feridos, mas autoridades de Teerã ainda não haviam informado se houve vítimas até a última atualização desta reportagem.

Segundo a rede britânica BBC, um funcionário da IRIB afirmou que houve mortos, mas não especificou o número. Ele disse que as vítimas trabalharam até o último minuto e mostrou ao vivo, após a retomada da programação, um pedaço de papel manchado de sangue, ainda de acordo com a BBC.

Veja o vídeo:

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.