O brasileiro João Fonseca deu adeus ao ATP 250 de Eastbourne. Nesta quinta-feira (26), o tenista retornou à grama inglesa para a continuação do jogo de oitavas de final, que havia sido interrompido em 1 a 1 na quarta-feira por falta de luz natural. O americano Taylor Fritz, número 5 do mundo, confirmou o favoritismo e venceu o terceiro e decisivo set, avançando às quartas de final com parciais de 6/3, 6/7 (5) e 7/5.
Apesar da derrota, a campanha em Eastbourne garantirá a João Fonseca sua melhor posição no ranking da ATP. Atualmente como número 57 do mundo, o brasileiro está provisoriamente na 54ª colocação e tem boas chances de manter o posto na atualização do ranking na próxima segunda-feira. Fonseca agora se prepara para sua estreia na chave principal de Wimbledon a partir da semana que vem.
João Fonseca em ação contra Taylor Fritz, no ATP 250 de Eastbourne — Foto: Charlie Crowhurst/Getty Images for LTA
O jogo
Primeiros sets na quarta-feira
O confronto, que se estendeu por dois dias, foi o primeiro entre João Fonseca e Taylor Fritz. Na quarta-feira, o brasileiro sacou bem e incomodou nas devoluções, mas viu o adversário aproveitar as poucas brechas. O americano conhece bem a grama de Eastbourne, sendo o maior campeão do torneio com três títulos – o último conquistado no ano passado – e chegou como favorito para a quarta taça.
No primeiro game, João pressionou o saque de Fritz com boas devoluções. O americano, no entanto, sustentou-se bem e conseguiu uma quebra na sequência. Com a vantagem, o número 5 do mundo controlou a parcial, salvou um break point do brasileiro e fechou em 6 a 3.
Aos poucos, João ganhou confiança no jogo. Passou a ter total controle sobre o serviço, cedendo poucos pontos. Fritz também caprichava no saque, encontrando aces em momentos críticos e não dando chances de quebra ao brasileiro. Assim, a segunda parcial se desenhou com maior equilíbrio. João Fonseca chegou a fazer 6 a 5, mas Fritz, afiado no saque, empatou em 6 a 6 para forçar o tie-break. O brasileiro, no entanto, levou a melhor, vencendo por 7 a 6 (7/5) e empatando a partida antes da interrupção.
Recomeço no terceiro set
Após a interrupção por falta de luz natural, Fritz voltou melhor ao jogo nesta quinta-feira e conseguiu uma quebra de serviço logo no quarto game. O americano chegou a abrir 5/2, mas João conseguiu uma quebra importante quando Fritz sacava para o jogo e empatou em 5/5. Contudo, o número 5 do mundo foi agressivo na reta final e conseguiu quebrar o brasileiro novamente no 12º game para fechar o jogo por 7/5.
Fonte: ge Redigido por ContilNet.
