A vice-governadora do Acre e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, participou nesta terça-feira (24), da mesa de abertura do 6° Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações.

Mailza Assis participa da abertura do 6° Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações. Foto: Reprodução
Com o tema “Segurança Integrada na Pan-Amazônia e nas Fronteiras Sul-Americanas”, o evento segue até a quarta-feira (25), no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.
Durante sua fala, Mailza reafirmou o compromisso do governo do Estado com uma política de segurança pública e nacional integrada, eficiente e sensível às questões sociais da região. Ela destacou a posição geopolítica estratégica do Acre, que faz fronteira com Peru e Bolívia, e ressaltou a importância da união entre civis e militares na busca por soluções duradouras para os desafios de segurança na região amazônica.
A vice-governadora também reforçou que migrar muitas vezes é um ato de desespero e que proteger as fronteiras é um dever do Estado, destacando a importância de equilibrar segurança, soberania nacional e respeito aos direitos humanos.
A mesa de abertura reuniu autoridades civis e militares, pesquisadores e especialistas de diversas instituições nacionais e internacionais. O simpósio é promovido pelo curso de pós-graduação em Geografia da Ufac, em parceria com a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, por meio do Instituto Meira Mattos.

Evento ocorre no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. Foto: Reprodução
A mesa de abertura também contou com a participação da reitora da Ufac, Guida Aquino, do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre, Danilo Lovisaro, do delegado regional da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) e coordenador do projeto Juntos Pelo Acre, Lauro da Veiga, além da participação de representantes da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército professor Gustavo da Frota Simões e Tassio Franchi, e da coordenadora do programa de pós-graduação em Geografia, Maria de Jesus Morais.
Programação
Nesta terça, o simpósio segue com uma programação voltada a temas estratégicos para a região, como a atuação das forças de segurança e defesa nas fronteiras do Acre e segurança integrada na Pan-Amazônia e cooperação internacional.
Na quarta-feira, 25, os temas discutidos nas mesas-redondas serão: Fluxos migratórios na Pan-Amazônia e Direitos Humanos e Dinâmicas de Segurança e Fronteira entre o Acre, Bolívia e o Peru.
As discussões e painéis podem ser acompanhados ao vivo pelos canais oficiais do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), do Mestrado em Geografia da Ufac e pelo canal do governo do Estado do Acre no YouTube.
*Com informações da Agência de Notícias do Acre.

