O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (29) dois alertas laranjas e que indicam fortes ventos na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e declĂnio de temperatura para sete estados brasileiros atĂ© a segunda-feira (30).

O alerta laranja é o segundo de maior gravidade na escala utilizada pelo Inmet, abaixo somente do alerta vermelho, e significa situação de perigo.
NotĂcias relacionadas:
- Inmet alerta para onda de frio no Sul e excesso de chuva em 3 estados.
- VulnerĂĄvel a cheias, ilha de Porto Alegre Ă© atingida por chuvas.
- Academias de CiĂȘncias do Brics propĂ”em rede de soluçÔes para o clima.
O primeiro alerta, de ventos costeiros, vale até as 03h da manhã de segunda-feira (30). Segundo o Inmet, o alerta indica grande movimentação de dunas de areia sobre construçÔes da orla e vale para a Grande Florianópolis, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Sul Catarinense, o Sudeste Rio-Grandense, o Vale do Itajaà e o Nordeste Rio-Grandense.
JĂĄ o alerta de onda de frio vale atĂ© as 23h59 de segunda (30) e indica que a temperatura pode cair mais do que 5 graus Celsius (ÂșC) em sete estados brasileiros: ParanĂĄ, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, SĂŁo Paulo, Mato Grosso e RondĂŽnia.
Chuvas
O Inmet prevĂȘ que chuvas intensas devem continuar atingindo o sul do paĂs atĂ© segunda (30). Segundo o instituto, a formação de um novo sistema frontal neste domingo reforçarĂĄ as instabilidades sobre grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com acumulados podendo exceder os 100 milimetros.
Rajadas de vento e raios também estão previstos para toda a região. No decorrer da noite, as instabilidades mais fortes devem atuar sobre Santa Catarina e Paranå, podendo chegar ao sul do Mato Grosso do Sul, jå se distanciando do Rio Grande do Sul.
JĂĄ na segunda (30), as condiçÔes de chuva no Rio Grande do Sul devem enfraquecer, mas persistem em ĂĄreas localizadas do ParanĂĄ e de Santa Catarina, sul de SĂŁo Paulo e do Mato Grosso do Sul. Novas instabilidades, contudo, poderĂŁo voltar a ocorrer no Rio Grande do Sul entre terça-feira (1Âș) e quarta-feira (2).
Â

