Ponte da Sibéria está prestes a unir os dois lados em Xapuri e já tem 85% da obra concluída

Construção entra em fase final com concretagem das aduelas e previsão de entrega para setembro

A tão aguardada Ponte da Sibéria, em Xapuri, está a poucos passos de conectar definitivamente os dois lados do rio. Com 85% da obra concluída, os serviços seguem em ritmo acelerado sob coordenação do Deracre (Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária), como parte da Operação Verão 2025, iniciativa do governo estadual para impulsionar grandes projetos de infraestrutura no Acre.

Execução das aduelas avança em ritmo acelerado. Foto: Luy Andriel/Deracre

Com 363 metros de extensão, a ponte já teve sua infraestrutura e mesoestrutura finalizadas. Neste momento, as equipes concentram esforços na execução das aduelas do balanço sucessivo no vão central, além da construção do trecho de laje-viga entre os apoios AP4 e E1. Aproximadamente 70 trabalhadores estão mobilizados nessa etapa.

“Atendendo à determinação do governador Gladson Cameli, seguimos firmes na construção da Ponte da Sibéria. Nesta fase, estamos concretando a laje inferior das aduelas, que sustenta toda a superestrutura da ponte”, afirmou Sula Ximenes, presidente do Deracre.

📹 Confira o vídeo da obra feito pelo xapuriense Celso Paraná

A técnica de balanço sucessivo permite o avanço da ponte a partir do centro em direção às extremidades. Faltam apenas dois lances para que a união dos dois lados seja concluída: o primeiro deve ser concretado ainda nesta semana, e o segundo, na próxima.

As etapas finais incluem:

  • Execução das aduelas de fechamento lateral e central;

  • Lançamento das lajes de passeio;

  • Instalação de guarda-rodas e guarda-corpos.

Além da estrutura principal, o projeto contempla urbanização do entorno, com melhoria dos acessos viários, paisagismo e implantação de dispositivos de segurança para garantir mais proteção aos usuários.

“Temos avançado a cada dia com os serviços e, em breve, os dois lados da ponte estarão interligados”, concluiu Sula.

A obra tem investimento superior a R$ 40 milhões, fruto de recursos do governo do Acre e de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar, com entrega prevista para setembro de 2025.

🖊 Matéria adaptada pela ContilNet com informações da Agência de Notícias do Acre.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.