A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Sena Madureira aprovou um projeto de lei que autoriza a negativação dos nomes de moradores que atrasarem o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), além de outros tributos municipais.
A proposta, de autoria do prefeito Gerlen Diniz, recebeu 10 votos favoráveis e apenas 3 contrários — destes, dos vereadores Dênis Araújo, Ivoneide Bernardino e Menandro Costa.
Todos os parlamentares que votaram a favor do projeto integram a base do prefeito.
A rapidez na tramitação e votação da proposta gerou revolta entre os moradores, que classificaram a medida como uma penalização injusta à população mais pobre. Em áudios que circulam nas redes sociais, dois moradores criticam duramente a decisão, considerando-a uma afronta à realidade econômica da cidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/r/E/c54xAgQCSHSxwKV74mSw/camara-de-sena-madureira-001.jpg)
Câmara Municipal de Sena Madureira/Foto: Reprodução
“Tenho certeza de que os caras que fizeram isso nunca mais ganham eleição em Sena, nem o prefeito. É um absurdo colocar o nome do cidadão no Serasa porque está devendo IPTU. Se está devendo, é porque não tem rua que preste, não tem lixo sendo recolhido. Não tem nada que preste nessa cidade. Isso é um absurdo, fim dos tempos. É uma vergonha. Isso é pra população de Sena ver e não votar mais nesses caras que fizeram isso. Tem gente que não tem nem pra comer, quanto mais pra pagar IPTU”, declarou um morador.
“É uma vergonha. Eu pago meu IPTU em dia, todos os anos, mas acho uma covardia ameaçar colocar no Serasa. Nossas ruas estão todas destruídas, não tem iluminação. É um absurdo”, afirmou outro.