O segundo dia do Arraial Cultural promete movimentar o Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, nesta quarta-feira (25). Isso porque o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas dará seu pontapé inicial com a apresentação de quatro grupos juninos que disputam o título máximo da competição. A partir das 19h, o público poderá acompanhar as apresentações das quadrilhas C.L. na Roça, Matutos na Roça, Manguaça e Farofa de Capeta, que representam as cidades de Rio Branco e Sena Madureira.

Junina Manguaça se apresenta às 21h / Foto: Cedida
Abrindo a noite, a quadrilha C.L. na Roça, formada por moradores do bairro Boa União, entra em cena com um enredo inspirado na clássica obra do cinema nacional “O Auto da Compadecida”. O grupo reforça a tradição e o vínculo com a comunidade, destacando o lado artístico e cultural das festas juninas. Em seguida, às 20h, será a vez da quadrilha Matutos na Roça, também de Rio Branco. Com o tema “A força do destino”, o grupo celebra seus 25 anos de história em 2025. Formado por famílias da região do bairro Aeroporto Velho, o grupo foi o grande campeão do 15º Circuito Junino de Rio Branco no ano passado.
Representando o município de Sena Madureira, a quadrilha Manguaça sobe ao tablado às 21h. O grupo carrega no currículo os títulos de campeã municipal e intermunicipal em 2023 e novamente campeã municipal em 2024. Neste ano, apresenta o tema “Dos engenhos aos arraiás, a cachaça que nos atrai”, abordando a importância cultural da bebida na construção de identidades regionais.

Junina Matutos na Roça se apresenta 20h / Foto: Cedida
Encerrando a noite, às 22h, a tradicional quadrilha Farofa de Capeta, também de Sena Madureira, entra em cena. Com 28 anos de trajetória, a junina é octacampeã municipal e traz para o concurso o tema “Burro de Carga: Fardo nosso de cada dia”, destacando o trabalho árduo e cotidiano do povo nordestino.
Ao todo, 15 quadrilhas se apresentam entre os dias 24 e 27 de junho, e a campeã do concurso estadual será conhecida no último dia de apresentações. O grupo vencedor representará o Acre em competição nacional, levando a tradição junina acreana para outros estados. Em 2023, a vitória foi da quadrilha Malucos na Roça, após uma reviravolta que tirou o título da agremiação Pega-Pega por conta de uma irregularidade.

Farofa de Capeta (Sena Madureira) se apresenta às 22h / Foto: Reprodução
Além das apresentações das quadrilhas, o Palco Saudade do Seringal garante a animação com shows de bandas locais e rodadas de bingo. Nesta quarta, se apresentam o Grupo Caravana do Pecado, Grupo Raízes da Terra e a banda Forró Dantas. A programação faz parte do Arraial Cultural 2024, realizado pelo Governo do Acre por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).

Junina C.L. na Roça se apresenta às 19h / Foto: Reprodução
Com estrutura montada para receber o público com conforto, o evento conta com 60 barracas de alimentação, promovendo também os empreendedores locais e garantindo visibilidade aos artistas acreanos, valorizando a cultura e a economia criativa do estado.
