Patrícia Alencar (MDB-PA), prefeita de Marituba, deu o que falar e virou um dos assuntos mais comentados da semana nas redes sociais. A pernambucana causou ao publicar um vídeo dançando de biquíni. Mas, afinal, quem é a política?
Patrícia Alencar é pernambucana, empresária e mãe de três filhos, Francisco, José e Maria. Ela nasceu em Bodocó, no sertão de Pernambuco e se mudou para Marituba há cerca de 16 anos.
A funcionária da prefeitura sonhava em cursar medicina, mas desistiu da faculdade para investir no setor empreendedor. Inclusive, iniciou vendendo baldes e bacias na feira da cidade.
Na política, Alencar concorreu à prefeitura de Marituba em 2020, e venceu as eleições apresentando pautas voltadas à mulher e à juventude, além da garantia de mais oportunidades de emprego e renda à população. Ela foi reeleita com folga em relação ao segundo colocado, sendo 71,50% contra 18,11% do opositor.

Patrícia Alencar, prefeita de Marituba – Reprodução/ Instagram
Patrícia Alencar se pronuncia
Patrícia Alencar quebrou o silêncio nesta sexta-feira, 06/06, e se pronunciou após as críticas. Ela ressaltou que, independentemente do cargo, não deixará de ser quem é.
“Acima de tudo, [vou] falar que não vou deixar de ser a Patrícia que é mãe, que é amiga, que é pessoa… Porque antes de estar prefeita, eu sou a Patrícia. Eu sou a Patrícia e sou prefeita”, iniciou.
“Esse vídeo eu postei no meu Instagram pessoal, onde apenas 186 pessoas me seguem. É um Instagram extremamente privado onde eu compartilhei esse vídeo tem aproximadamente 15 dias e, para a minha surpresa, um dos seguidores gravou a tela e passou a filmagem para todos os sites e, assim, o vídeo tomou essa repercussão”, explicou.
Alencar disse que vai aproveitar a pauta para combater o machismo na sociedade. “Depois que viralizou, eu disse: ‘Agora vou fazer do limão uma limonada’. Vou, sim, combater o machismo, o qual é exacerbado na sociedade. […] Eu não vou deixar de ser a Patrícia que é mãe, a Patrícia que é amiga, a Patrícia que é pessoa, porque antes de estar prefeita eu sou a Patrícia e não vou deixar de ser a Patrícia. […] Isso tudo faz parte da política e a gente tem que ter muito discernimento”, concluiu.