Tartaruga de 135 anos é pai pela 1ª vez e pode bater recorde

Tartaruga Golias, morador do Zoo Miami, teve seu primeiro filhote com Sweet Pea após mais de um século de vida e acasalamentos frustrados

Em um acontecimento inédito, Golias, uma tartaruga-das-galápagos de 135 anos, se tornou pai pela primeira vez no zoológico de Miami, nos Estados Unidos. O nascimento é histórico não só por ser o primeiro filhote gerado por ele, mas também por representar a primeira vez que a espécie se reproduz nas instalações do zoológico.

Apesar de ter acasalado com diversas fêmeas ao longo da vida, Golias nunca havia gerado descendência — mas agora finalmente ganhou seu primogênito.

A mãe do filhote é Sweet Pea, uma tartaruga que chegou ao antigo Crandon Park Zoo em 1960 e tem entre 85 e 100 anos.

A combinação das idades dos dois animais ultrapassa 200 anos — e pode render outro feito: o reconhecimento oficial como os “pais de primeira viagem mais velhos da história”.

Zoo Miami

Guinness Book

Diante da raridade do caso, o Zoo Miami já solicitou ao Guinness Book o reconhecimento de Golias como o pai de primeira viagem mais velho do mundo. Caso o título seja confirmado e reconhecido, deve reforçar ainda mais o simbolismo desse nascimento histórico.

O único filhote nasceu no início de junho, após 128 dias de incubação. Ele foi o único a eclodir de uma postura de oito ovos feita em 27 de janeiro. Segundo o zoológico, o filhote está saudável, ativo e cheio de energia. Ele foi transferido para um recinto separado, onde está sendo monitorado com atenção.

No ambiente natural, as tartarugas-das-galápagos não cuidam de seus filhotes — comportamento que se repete em cativeiro.

Tanto Golias quanto Sweet Pea permanecem em seus habitats públicos no Zoo Miami, aparentemente alheios à chegada de seu primogênito.


Fonte: Metrópoles

Redigido por ContilNet.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.