O Acre recebeu 8.545 turistas estrangeiros entre janeiro e maio deste ano, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo, em parceria com a Polícia Federal e a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). O dado reforça o interesse internacional pelas belezas naturais, pela cultura e pelas vivências com os povos originários da região.
Acre recebeu 8.545 turistas estrangeiros entre janeiro e maio deste ano, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo /Foto: Sérgio Vale
Além dos visitantes de fora do país, muitos brasileiros também têm descoberto os encantos do estado. É o caso do fotógrafo e videomaker Marcus Kaschner, do Espírito Santo. Desde novembro do ano passado, ele vem registrando e explorando pontos turísticos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Na capital acreana, conheceu locais históricos como a Gameleira, o Palácio Rio Branco e a Catedral Nossa Senhora de Nazaré. No Vale do Juruá, participou de atividades de etnoturismo e visitou comunidades indígenas Noke Koi.
Marcus também aproveitou a passagem pelo Acre para se deliciar com a culinária local. Entre os pratos que provou, destacou a baixaria como o seu preferido, além do tacacá, quibe de arroz, pamonha com castanha, salgadinho de banana e charutinho. Para ele, experimentar a gastronomia foi uma parte especial da viagem.
Marcus também aproveitou a passagem pelo Acre para se deliciar com a culinária local / Cedida
O secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre, Marcelo Messias, destacou a relevância do setor para o estado. Segundo ele, o turismo movimenta cadeias produtivas inteiras, gera empregos e fortalece a cultura local. Cada turista que chega ao estado, afirma, representa novas oportunidades de desenvolvimento e inclusão.
Marcus, por sua vez, acredita no potencial do Acre para crescer ainda mais no turismo. Para ele, a região alia história, natureza e tecnologia, especialmente no Juruá, onde o etnoturismo se destaca como uma experiência única no Brasil. O fotógrafo acredita que o estado pode se transformar em um polo turístico e tecnológico no país.