“Vou até o fim”: pai acusa erro médico após morte de jogador de 18 anos durante cirurgia

“vou-ate-o-fim”:-pai-acusa-erro-medico-apos-morte-de-jogador-de-18-anos-durante-cirurgia

O pai de Camilo Nuin, jogador de 18 anos que morreu durante uma cirurgia no joelho, falou sobre a possibilidade de um erro médico na operação para reconstrução dos ligamentos cruzados. O meio-campista argentino, que atuava nas categorias de base do Club Atlético San Telmo, morreu na quarta-feira (25/6).

Ao “Telenoche”, programa da TV da Argentina, o veterano, que leva o mesmo nome do filho, contou detalhes dos momentos antes da cirurgia: “Acordamos ótimos, conversamos sobre o jogo do Mundial de Clubes de ontem e dirigimos por aí rindo. Rimos enquanto vestíamos o avental dele para entrar na sala de cirurgia, porque ele tinha vestido ao contrário. Contamos histórias de quando ele era criança”.

Veja as fotos

Reprodução/Telenoche
O avô de Camilo Nuin também falou com a imprensa local.Reprodução/Telenoche
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução/Telenoche
Reprodução/Telenoche

No entanto, cerca de uma hora e meia após o início do procedimento, a família foi informada de que “as coisas estavam complicadas: “Eu não entendia. Como as coisas poderiam ficar complicadas? Você está ressuscitando uma pessoa que está passando por uma cirurgia no joelho? Quando outra pessoa imediatamente saiu e disse: ‘Ele morreu’”, relembrou Nuin.

“Fiquei meio atordoado. Há coisas das quais não me lembro. Vi a mãe dele no chão. Agarrei o médico. Perguntei o que aconteceu, por quê. Nem me lembro das respostas”. O pai do jovem jogador pediu para vê-lo, e foi autorizado pela equipe médica. “Eu o abracei, beijei e prometi coisas que ele teria me pedido para prometer, em relação à irmã e aos avós dele”.

“Disse a ele que me lembraria dele, que precisaria dele, mas que seria forte, assim como sei que ele gostaria que eu fosse. Mesmo que a vida não tenha mais sentido para mim, eu não deixaria seus entes queridos sem cuidados”, relembrou.

A busca por justiça após a morte de Nuin

Camilo afirmou que o cirurgião foi o único a falar com a família: “Ele nos disse que quando estava removendo o segundo enxerto para substituir os ligamentos, lhe disseram ‘pare, pare, pare, o quadro parou’ , sem entender muito bem o por que”.

O pai do jogador citou “mala praxis”, termo utilizado em referência à negligência, imperícia ou imprudência profissional, sobretudo na área de saúde. Ele falou sobre um possível erro do anestesista: “Antes de ele ser levado, sussurrei no ouvido dele que vou até o fim para descobrir o que aconteceu. Acho que foi negligência médica. Não tenho certeza, pois não foi realizada autópsia, mas estou convencido disso”, finalizou.

Além do pai, o avô de Camilo Nuin também falou com a imprensa local.

Segundo a imprensa argentina, as circunstâncias do falecimento de Nuin estão sob investigação, e mais informações devem ser disponibilizadas nos próximos dias. O San Telmo esteve fechado nesta quinta-feira (26/6) como forma de luto e solidariedade aos familiares do atleta.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.