Acre é o segundo estado que mais registrou emissões da nova Carteira de Identidade

A proporção de identidades no novo é a segunda maior do país

O Acre é o segundo estado brasileiro com o maior percentual de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), de acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Até o dia 23 de julho, foram emitidos 243,5 mil documentos no estado, o equivalente a 27,65% da população. O Acre está atrás apenas do Piauí, que lidera com 37,2%.

O Acre é o segundo estado com maior número de identidades no novo modelo/Foto: Reprodução

Desde que foi implantada, a CIN já foi emitida por mais de 30 milhões de brasileiros. No Acre, a média diária é de 217 emissões, com um total de 5,1 mil registros feitos apenas no mês de julho de 2025. A primeira via do documento é gratuita e pode ser solicitada com apresentação da certidão de nascimento ou de casamento.

Do total de emissões no estado, 51,13% foram para mulheres (126,9 mil) e 47,86% para homens (116,5 mil). Jovens de 15 a 19 anos lideram a procura pelo novo documento, com 42,3 mil emissões (17,39%), seguidos por adolescentes de 10 a 14 anos, com 28,4 mil (11,68%). Também foram registradas 5,6 mil emissões para pessoas com deficiência, sendo a maioria para cidadãos com Transtorno do Espectro Autista (62,96%), além de pessoas com deficiência intelectual (21,24%), física (7,44%), visual (4,96%) e auditiva (3,4%).

PUBLICIDADE