Adolescente é espancado até a morte após reagir a ataque homofóbico

Fernando Vilaça, de 17 anos, foi brutalmente espancado por um grupo de jovens na Zona Leste da capital amazonense após questionar uma ofensa

Um adolescente de 17 anos, identificado como Fernando Vilaça, morreu após ser brutalmente espancado por outros jovens na Rua Nova, bairro Grande Vitória, Zona Leste de Manaus. O crime ocorreu na noite de sexta-feira (5) e causou grande comoção na região. Testemunhas afirmam que a agressão começou depois que a vítima reagiu a uma piada homofóbica feita por um dos agressores.

De acordo com a polícia, Fernando teria retrucado a ofensa, perguntando por que estava sendo chamado de “viado”. A resposta foi uma sequência de agressões físicas: o adolescente foi derrubado e recebeu socos, chutes e golpes na cabeça. Segundo testemunhas, o grupo que o atacou era formado por cerca de cinco jovens.

Fernando ainda chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã de sábado (6), no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio. Ele sofreu traumatismo craniano severo, conforme laudo médico.

(Foto: Divulgação e Reprodução)

A Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI) está investigando o caso. O delegado Rafael Guevara, responsável pelo inquérito, afirmou que os autores já foram identificados e serão responsabilizados. Até o momento, três suspeitos, todos adolescentes, foram apreendidos.

Familiares e amigos da vítima organizaram uma homenagem em frente à residência de Fernando. Em depoimentos emocionados, moradores relataram que o jovem era estudioso, pacífico e não se envolvia em confusões. “Ele nunca mexeu com ninguém, morreu por não aceitar ser humilhado”, disse uma vizinha.

O caso gerou revolta nas redes sociais e reacendeu o debate sobre violência homofóbica e intolerância em Manaus. Organizações de direitos humanos pedem que o crime seja tratado como homicídio qualificado com motivação por discriminação.

Veja o vídeo que mostra parte da agressão:

CLIQUE AQUI para ver o vídeo


Fonte: Amazonas1

Redigido por ContilNet

PUBLICIDADE