Um caso suspeito de sarampo envolvendo um morador da zona rural de Sena Madureira foi descartado após a realização de exames em Rio Branco. O resultado saiu nesta quinta-feira (17), conforme repassou Serginey Amorim, diretor de vigilância em saúde de Sena Madureira.
Até então, a preocupação era grande entre os demais moradores e autoridades de saúde. Mesmo assim, o município continua em alerta e intensificando a vacinação.
Em 2024, o Brasil recuperou o certificado de eliminação do sarampo, porém, o que preocupa é um surto da doença ocorrido recentemente na Bolívia, país vizinho. Com isso, há uma grande mobilização no Acre no sentido de vacinar a população.
Em Sena Madureira, particularmente, foi realizado o dia D na última terça-feira (15), onde cerca de 400 pessoas foram vacinadas. Fora isso, é importante lembrar que todas as unidades de saúde ofertam as doses da vacina. Poderão se imunizar, as pessoas de 6 meses de idade até os 59 anos.
O sarampo é uma doença infeciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivírus, facilmente transmissível e que pode atingir pessoas de várias idades. As principais complicações da doença são: Infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões e lesões no sistema nervoso.
