Ícone do site ContilNet Notícias

Associações comerciais de todo o Acre participam da Expoacre 2025 para fortalecer setor produtivo

Por Vitor Paiva, ContilNet

Presidentes e representantes de 14 associações comerciais de diferentes regiões do Acre, do Juruá ao Alto Acre, estão reunidos em Rio Branco durante a Expoacre 2025 para participar de uma programação voltada ao fortalecimento do setor produtivo no estado. A visita faz parte do projeto Protagonismo Empresarial, desenvolvido há mais de três anos pelo governo do Acre em parceria com entidades como a Federação das Indústrias, a Federação das Associações Comerciais e o Sebrae.

Assur falou sobre a atuação do Estado junto as associações comerciais/Foto: ContilNet

De acordo com o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanipal Mesquita, a presença das entidades empresariais na feira representa um avanço na articulação entre o poder público e o setor produtivo.

“Essas associações nasceram desse projeto, e estamos trabalhando a capacitação e a formação delas em parceria com as federações. Esse momento de integração durante a Expoacre é uma oportunidade para que os representantes conheçam a dinâmica da feira e observem como as atividades de negócios podem ser realizadas também em seus municípios”, explicou o secretário.

Mesquita destacou ainda que o governo tem atuado para promover uma gestão colaborativa e voltada ao desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo local. “O governador Gladson Cameli tem determinado que o trabalho seja feito em parceria. O setor empresarial precisa estar junto com o poder público, senão não temos como avançar. Estamos falando de comércio exterior, inovação, integração empresarial e, principalmente, geração de empregos”, afirmou.

A proposta do encontro é incentivar a troca de experiências, estimular a criação de projetos locais e reforçar o papel das entidades empresariais como impulsionadoras do desenvolvimento econômico regional. Durante a visita, os participantes percorreram estandes da feira, participaram de encontros com empresários e promoveram um momento de integração com representantes do governo estadual.

O presidente da Federação das Indústrias do Acre, Zé Adriano, também destacou a importância da união entre os setores. “Pois é, hoje é aquele momento que a gente tá todo mundo aí com frio na barriga, né? Nós estamos no último dia aqui para o início dessa grande atração, todos os anos acontece, que é a Expoacre. E estamos muito otimistas porque estamos conseguindo ver que vai dar tempo, embora a gente tenha muita coisa ainda pra fazer, mas vai dar tempo. Eu espero que toda a população goste”, disse.

Zé Adriano também ressaltou o simbolismo da edição deste ano. “São 50 anos que a gente tá comemorando a união das associações comerciais do estado inteiro, a união do setor produtivo, indústria, comércio, agricultura, Sebrae e governo do estado. É isso que faz a gente estar aqui hoje tão satisfeito”, completou.

“O nosso governo não é feito por uma só mão. Ele é feito por todas as entidades, especialmente as empresariais, que são responsáveis por atrair investimentos, gerar ideias e criar oportunidades”, concluiu Mesquita.

 

Sair da versão mobile