Ator de Adolescência se torna a pessoa mais jovem indicada ao Emmy

Owen Cooper se destacou pelo papel na série Adolescência. Ele é o ator mais jovem a ser indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante

Owen Cooper, de apenas 15 anos, se tornou o ator mais jovem a ser indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante no Emmy. Ele ganhou destaque pelo papel memorável em Adolescência, minissérie da Netflix que se tornou sucesso mundial.

A lista dos indicados deste ano foi divulgada nesta terça-feira (15/7). Owen disputa o prêmio ao lado de Javier Bardem (Monsters: The Lyle and Erik Menendez Story), Bill Camp (Acima de Qualquer Suspeita), Rob Delaney (Morrendo por Sexo), Peter Sarsgaard (Acima de Qualquer Suspeita) e Ashley Walters ( também de Adolescência).

Ator de Adolescência se torna a pessoa mais jovem indicada ao Emmy/Foto: Reprodução

Na trama, Cooper interpreta Jamie Miller, um menino de 13 anos acusado de matar uma colega de escola a facadas. Após a estreia, o jovem recebeu diversos elogios pelo trabalho impecável na minissérie.

O título se tornou um dos maiores sucessos da Netflix e entrou na lista das produções mais vistas da plataforma de streaming em diversas partes do mundo.

Quem é Owen Cooper

Owen nasceu em Warrington, na Inglaterra, e é o caçula da família. Ele não teve referências para seguir carreira como ator: o pai dele, Andy, é técnico de informática, e a mãe, Noreen, é cuidadora. Já os irmãos, Ollie e Connor, atuam como eletricistas.

Em 2024, Shaheen Baig, diretor de elenco da série, passou a procurar jovens em escolas de teatro do Reino Unido. Na época, Owen fazia aulas de atuação por hobby. Ele foi convidado para fazer um teste e conseguiu o papel.

Cooper pretendia seguir uma outra carreira, também com potencial para chegar aos holofotes: a de jogador de futebol. Torcedor do Liverpool, ele começou a praticar o esporte quando era ainda mais jovem.

A referência dele no cinema é Tom Holland. Cooper se inspirou na atuação do ator em O Impossível (2012) — na época, o intérprete de Homem-Aranha tinha 16 anos, um a mais que o Owen.

Wagner Moura é deixado de lado

Wagner Moura era um nome forte nas previsões de indicações ao Emmy, mas foi esnobado pela premiação. O ator brasileiro era cotado para concorrer pela atuação na série Ladrões de Drogas, da Apple TV +, mas não foi selecionado.

Apesar de não ter sido indicado ao Emmy 2025, Wagner é cotado para conseguir indicação ao próximo Oscar. A revista Variety divulgou uma prévia das apostas para a premiação de 2026 e o brasileiro aparece entre os possíveis indicados na categoria de Melhor Ator.

PUBLICIDADE