Ícone do site ContilNet Notícias

Bocalom sanciona lei municipal que prevê isenção de IPTU para imóveis afetados por enchentes

Por Vitor Paiva, ContilNet

Foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (15) a Lei Complementar nº 346, sancionada pelo prefeito de Rio Branco, que concede remissão do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Remoção de Resíduos Sólidos e Entulhos para imóveis residenciais edificados atingidos por enchentes, alagamentos, inundações e desbarrancamentos ocorridos entre fevereiro e março de 2025.

A lei foi publicada no diário oficial desta terça-feira/Foto: Pedro Devani/Secom

De acordo com o texto, a remissão será aplicada aos imóveis que tiveram pelo menos 40% da área territorial afetada pelos eventos climáticos. O benefício é limitado a até cinco vezes o valor da Unidade Fiscal do Município de Rio Branco (UFMRB) de 2025. Contribuintes que já quitaram o IPTU 2025 poderão ter o valor compensado no exercício de 2026.

A relação dos imóveis beneficiados será elaborada pelo Núcleo de Geotecnologia e pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), e encaminhada à Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN). Imóveis não incluídos na lista oficial poderão ser analisados por meio de requerimento individual com apresentação de provas como laudos técnicos, fotos, geolocalização e declarações dos proprietários.

O prazo para protocolar os pedidos é de até 90 dias a partir da publicação da lei. A legislação também estabelece que não haverá restituição de valores já pagos e que o benefício poderá ser revogado se for constatada alguma irregularidade.

DO17525842878637 lei

Sair da versão mobile