A atriz Carolina Dieckmann se emocionou profundamente durante o velório de Preta Gil, realizado na manhã desta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Amiga íntima da cantora, Carolina não conteve as lágrimas ao se despedir. Ela chegou acompanhada do marido, o diretor Tiago Worcman, vestindo uma camiseta branca estampada com o rosto de Preta e a frase “Preta tudo. Amor sempre foi ação”. A mesma peça foi usada por amigos e familiares da artista, que escolheram o branco — cor do luto no candomblé — como forma de homenagem.
Carolina Dieckmann se despede de Preta Gil em cerimônia comovente no Rio/Foto: Reprodução
O corpo de Preta Gil chegou ao Brasil na madrugada de quinta-feira (24), vindo de Nova York, onde ela faleceu no último domingo (20), vítima de complicações de um câncer. No voo estavam o filho da cantora, Francisco Gil, sua neta, Sol de Maria, a madrasta Flora Gil e a médica Roberta Saretta. Após ser preparado no Cemitério da Penitência, o corpo foi levado ao Theatro Municipal para a despedida pública, marcada por homenagens e um telão com imagens da artista. A cerimônia não contou com apresentações musicais, atendendo ao desejo da família.
Preta e Carol eram melhores amigas/Foto: Reprodução
Após o velório aberto ao público, o corpo de Preta seguiu para o Crematório da Penitência, onde a cerimônia de cremação foi marcada para as 17h, em um momento reservado à família. A escolha pela cremação foi um pedido feito pela própria cantora. Preta Gil deixa um legado cultural e político importante, sendo lembrada por sua luta contra o racismo, a favor dos direitos das mulheres, da comunidade LGBTQIA+ e pelo empoderamento feminino pautado no amor-próprio.
