A tradicional Cavalgada da Expoacre, que marca oficialmente a abertura da maior feira agropecuária do estado, acontece neste sábado (27), em Rio Branco, com grande expectativa de público. Nesta edição histórica, que celebra os 50 anos da Expoacre, o evento promete ser um dos maiores já realizados.
Todo o percurso será monitorado por câmeras e contará com o apoio de equipes do Samu, Detran, RBTrans e Polícia Rodoviária Federal/Foto: Reprodução
A concentração dos participantes terá início às 7h, no Calçadão da Gameleira — local já consolidado nas edições anteriores. A largada da cavalgada ocorrerá logo após a cerimônia oficial de abertura da Expoacre, também no Calçadão. A saída está prevista para as 8h, com a comitiva organizada por ordem de participação: primeiro os cavaleiros, depois os jipes e, por fim, os quadriciclos. Para garantir a segurança, haverá separação entre os espaços destinados a animais e veículos motorizados.
As comitivas estarão distribuídas ao longo do percurso, e o público poderá desfrutar de apresentações de artistas locais em diversos pontos do trajeto, reforçando o clima festivo e cultural do evento. Ao todo, dez atrações musicais e um trio elétrico animarão o desfile.
Para a segurança do público e dos participantes, a Polícia Militar vai empregar 92 agentes no dia do evento, em policiamento ostensivo, além de cerca de 80 seguranças privados contratados pela organização. Todo o percurso será monitorado por câmeras e contará com o apoio de equipes do Samu, Detran, RBTrans e Polícia Rodoviária Federal.
A edição desse ano conta com trio elétrico/Foto: Reprodução
Inscrições encerradas
As inscrições para cavaleiros, jipeiros e quadriciclistas, que ocorreram nas sedes do Idaf e da Sete, foram encerradas nesta semana, conforme o cronograma oficial. De acordo com a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), o período de cadastro foi finalizado normalmente.
“A procura foi intensa desde o primeiro dia. Isso mostra o quanto a Cavalgada é um evento querido e esperado. Quem conseguiu garantir a inscrição, agora deve se atentar às orientações de segurança e à documentação exigida”, afirmou Jackson Viana, diretor de Turismo da Sete.
Mesmo com o encerramento das inscrições, o público poderá prestigiar a Cavalgada ao longo do percurso e participar das demais atividades da feira.
Expectativas para a maior Expoacre da história
Segundo o secretário Marcelo Messias, a expectativa é que esta edição da Expoacre supere os R$ 360 milhões movimentados em 2024, com destaque para os grandes shows e o fortalecimento do setor agropecuário.
“Chegamos aos 50 anos da Expoacre com um evento à altura da nossa história. A Cavalgada é símbolo dessa tradição e convida todos a celebrarem com responsabilidade, respeito aos animais e às regras”, reforçou o secretário.
