Cibercriminoso que usou deep web para invadir sistema do TJRS é preso

Por Metrópoles 22/07/2025

Na manhã desta terça-feira (22/7), um cibercriminoso responsável por ataques aos sistemas do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), ocorridos em março de 2025, foi alvo da Operação Negazione. Durante a ação, ele foi preso e dispositivos eletrônicos foram apreendidos.

Se autodenominado “Federal”, o homem passou a ser investigado em março deste ano,  após o TJRS noticiar um ataque cibernético de negação de serviço (DdoS), que tornou indisponível o sistema Eproc e o site institucional do órgão, comprometendo a prestação jurisdicional no Estado.

Leia também

Após diligências conduzidas pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPRCC/Dercc), foi identificado um canal na deep web responsável por organizar e transmitir ao vivo o ataque, inclusive oferecendo pagamentos via Pix para participação em ações coordenadas contra servidores públicos e sistemas governamentais.

Segundo a PCRS, a análise técnica dos dados revelou o uso de uma botnet com mais de dois mil dispositivos comprometidos, espalhados por diversos países.

Com base nas evidências reunidas ao longo da investigação, foi representada a prisão preventiva do investigado, além da expedição de mandados de busca e apreensão em endereços situados no Estado da Paraíba.

As ordens judiciais foram deferidas pela Vara Regional de Garantias de Porto Alegre e cumpridas com o apoio operacional da Polícia Civil da Paraíba.

O objetivo das buscas era apreender dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento e documentos que subsidiarão a continuidade das investigações, especialmente quanto à identificação de demais integrantes do grupo e suas conexões com crimes similares ocorridos em outras unidades da Federação.

A Polícia Civil reforçou que a utilização de tecnologias para a prática de atos ilícitos será devidamente investigada e responsabilizada nos termos da lei.

A operação Negazione foi deflagrada com o objetivo de cumprir mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão no município de Guarabira, no interior do Estado da Paraíba. A ação foca na repressão aos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e de interrupção de serviço informático de utilidade pública.

WhatsApp Image 2025 07 22 at 09.40.452 imagensWhatsApp Image 2025 07 22 at 09.40.32Fechar modal.logo metropoles brancaWhatsApp Image 2025 07 22 at 09.40.451 de 2

WhatsApp Image 2025 07 22 at 09.40.322 de 2

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensão de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteúdo de qualidade gratuitamente.