Cruzeiro do Sul tem se consolidado como uma das cidades líderes na comercialização de motocicletas no Acre. Segundo o Anuário da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o município registrou a venda de 2.274 motocicletas em 2024, ficando atrás apenas da capital, Rio Branco, no ranking estadual.

avanço é impulsionado por fatores como praticidade, economia e a facilidade de locomoção que o veículo oferece/ Foto: ContilNet
Com pouco mais de 88 mil habitantes, Cruzeiro do Sul tem acompanhado de forma expressiva o crescimento da frota de motocicletas em todo o estado. Em uma década, o número de motos no Acre passou de 121.440 em 2015 para 195.988 em 2024, o que representa um aumento de 61%. O avanço é impulsionado por fatores como praticidade, economia e a facilidade de locomoção que o veículo oferece, especialmente em áreas com trânsito mais complicado ou em deslocamentos entre a zona urbana e comunidades rurais.
O crescimento não é isolado. Em 2024, o Acre alcançou a quinta colocação entre os estados com mais motos por habitante no Brasil, com uma média de uma motocicleta para cada quatro moradores, em 2015, a relação era de uma para cada sete.
Outro ponto que favorece o cenário é a expansão da rede de concessionárias no estado. De 2023 para 2024, o número de lojas autorizadas subiu de 6 para 10, um crescimento de 66,7%, o maior da Região Norte. Em Cruzeiro do Sul, novas unidades também foram instaladas, aumentando a competitividade do setor, com melhores condições de financiamento, atendimento e serviços de pós-venda.
Apesar de representar apenas 0,6% da frota nacional, o Acre segue o ritmo acelerado do setor no Brasil, que já ultrapassou a marca de 35 milhões de motocicletas em circulação.
