Ícone do site ContilNet Notícias

Edital da segunda edição do Exame Nacional dos Cartórios é publicado

Por Redação

Foi publicado nesta segunda-feira (14 de julho) o edital da segunda edição do Exame Nacional dos Cartórios (Enac), destinado à habilitação de candidatos para os concursos Cartórios.

O Enac é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para unificar a seleção de titulares e responsáveis interinos por cartórios em todo o Brasil.

Prova de concurso público — Foto: Freepik/Divulgação

Requisitos, formato e cronograma do exame

Os requisitos para participar do Enac são:

É um exame de habilitação, portanto, não haverá preenchimento de vagas. Todos que atingirem a pontuação mínima estarão habilitados no Enac pelo prazo de seis anos. Desde o início de 2025, o Enac passou a ser considerado um dos requisitos para participação em concursos Cartórios. Por ano, serão realizados dois exames, sendo um no primeiro semestre e outro no segundo semestre.

Tal dinâmica é semelhante à estabelecida para candidatos que desejam ingressar na carreira de juiz. Nesse caso, é necessária a aprovação no Exame Nacional da Magistratura (Enam).

Inscrições e detalhes da prova

As inscrições do Enac ficarão abertas de 15 de julho a 13 de agosto, pelo site da site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do exame.

O primeiro passo é preencher o formulário com todos os dados solicitados. Em seguida, pagar a taxa de inscrição de R$150. O pagamento poderá ser efetuado até 14 de agosto. Somente membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa Cadastro Único, e doadores de medula óssea poderão solicitar a isenção da taxa. Os pedidos de isenção poderão ser feitos de 15 a 17 de julho, pelo site da FGV, mediante envio da documentação comprobatória das condições.

O Enac consistirá em uma prova objetiva, de caráter eliminatório, marcada para o dia 28 de setembro, das 14h às 19h, segundo o horário oficial de Brasília DF. A aplicação será nas seguintes cidades, conforme a escolha no momento da inscrição:

A prova será composta por 100 questões distribuídas pelas seguintes áreas:

A pontuação máxima da prova será de 100 pontos. Será considerado habilitado o candidato que obtiver, no mínimo, 60 acertos nas questões. Para pessoas autodeclaradas negras, indígenas ou com deficiência, será necessário obter, pelo menos, 50 acertos.

Após a homologação do resultado final, o Conselho Nacional de Justiça emitirá, no prazo de até 45 dias, o certificado de habilitação de forma digital.

Cronograma do Enac 2025.2

Confira as principais datas do cronograma da 2ª edição do Enac:


Fonte: Folha Dirigida, Q Concursos

Redigido por ContilNet.

Sair da versão mobile